Skip to content

Como instalar e configurar um servidor proxy Squid no Ubuntu passo a passo (exemplo)

6 de junho de 2021

Os sistemas operacionais de computador possuem um número interessante de ferramentas. Porém, o problema em si não é a quantidade de ferramentas, mas sua qualidade. Um deles, é o servidor proxy, por isso você está aqui: para instalar e configurar um servidor proxy Squid no Ubuntu.

A Microsoft, a gigante do campo digital e da computação, estabeleceu um reino que parece não ter fim, graças ao fato de que fica mais forte no trono a cada atualização dos softwares mais usados ​​no mundo: Windows.

A luta de outros sistemas operacionais

Apesar disso, o resto das empresas são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de outros sistemas operacionais. Linux continua lutando por estar no melhor sistema operacional a cada nova versão lançada, mesmo que a lacuna seja muito grande.

Crescimento constante

Apesar de tudo, é impressionante que o Linux, pelo menos nos últimos tempos, esteja ganhando alguma popularidade e esteja cada vez mais comum que haja usuários fazendo uso deste sistema operacional.

Servidores proxy

Se existe algum elemento ou componente do sistema operacional do seu computador você deve cuidar, que, sem dúvida, é o servidor proxy. Do que se trata e por que a mudança de assunto pode ser tão abrupta? É que é mesmo necessário realçá-lo.

Usar a Internet é muito mais complexo do que conectar um cabo ao computador ou estabelecer uma conexão sem fio para usar o navegador e outros aplicativos. A internet requer uma troca constante de dados. O servidor proxy é o encarregado de tornar isso possível.

Porque eles são importantes?

Pode-se dizer, então, que o servidor proxy nada mais é do que um intermediário entre o remetente e o destinatário (neste caso, seu computador) em uma demanda constante por informações para o desempenho ideal de uma conexão.

Não seria melhor se não houvesse intermediários? Provavelmente, mas não custa nada ter esse intermediário, já que ele atua como uma camada de segurança para proteger seus dados enquanto você navega na internet.

Ubuntu Linux e o servidor proxy

Voltando ao tema relacionado aos sistemas operacionais, algo que chama a atenção dentro do Linux é uma de suas distribuições: o Ubuntu, que foi lançado em 2004 e que, hoje, continua a ser amplamente utilizado pelos usuários desse sistema operacional.

Neste sentido, Ubuntu Linux encontrou um complemento extraordinário quando se trata de servidores proxy. Neste artigo, você pode descobri-lo ou obter mais informações sobre essa ferramenta.

Explorando “Squid”

Ele se destaca como um dos aplicativos mais usados ​​quando surge um debate sobre servidores proxy. O Squid, lançado em 1996, continua sendo o software preferido de muitas pessoas ao redor do mundo, devido às suas características: plataforma cruzada e software livre, um instrumento ideal para funcionar como um servidor proxy para navegadores.

Instale e configure o Squid no Ubuntu Linux

Você tem Ubuntu Linux e está procurando um servidor proxy? Você teve alguma dúvida sobre o Squid? Agora você pode esclarecer qualquer tipo de dúvida! Esta combinação será perfeita para você dar um ar de maior segurança para o seu computador quando se trata de estar na web.

Instale e configure o Squid no Ubuntu Linux

Instalar o Squid em seu Ubuntu Linux é um processo que não requer muito esforço. Você só precisa prestar atenção às etapas e às seguintes linhas de comando:

  • Entre no terminal do seu computador.
  • Instale o Squid com o seguinte comando: sudo apt-get install squid
  • Configure o Squid da seguinte maneira:
    • Substituir “#cache_dir ufs / var / spool / squid3 100 16 256 “ para
    • “cache_dir ufs / var / spool / squid3 3000 16 256 max-size = 200000000” (Isso aumenta o tamanho do cache e aumenta o número de subdiretórios em seus dois níveis).
  • Pare o servidor proxy com o seguinte comando:
    • sudo serviço squid stop
    • sudo squid –z
  • Reconfigure o arquivo Squid e, antes da seção “http_access nega todos“, adicione o comando”http_access permitir todos “, que permite acesso a todos os clientes.
  • Reinicie o servidor usando o comando “sudo service squid restart

Inteligente! Squid foi instalado e configurado no Ubuntu Linux

Desta forma simples, agora você pode desfrutar de um navegação eficiente e seguro, ao instalar e configurar seu servidor proxy Squid, não apenas para Ubuntu Linux, mas para qualquer outra plataforma. Não espere mais! Experimente e recomende o Squid como um servidor proxy.