Estamos todos em constante busca de melhores tecnologias para desfrutar de conteúdos audiovisuais, realizar trabalhos ou tarefas acadêmicas, com melhor detalhe e precisão, obtemos essa capacidade em grande parte graças às telas de alta resolução.
Conectando um computador Linux a um monitor de alta resolução ocorre usando o suporte HiDPIEmbora a configuração deste sistema operacional seja bastante boa e seja constantemente atualizada, ela pode não ser ajustada automaticamente em diferentes ambientes.
O que significa habilitar o dimensionamento HiDPi no Linux?
Depois de baixar o Linux em sua página principal, você poderá experimentar em primeira mão as capacidades, características e fraquezas que este sistema operacional oferece, acima de seus concorrentes. Um aspecto importante a ser avaliado para a maioria dos usuários é a qualidade de imagem em monitores externos.
Nas versões mais recentes deste software gratuito, encontramos configurações de DPI cada vez melhores, porém, no aplicativo com telas de alta resolução, o dimensionamento muitas vezes não é feito automaticamente no nível adequado. Isso significa que o visual que você obtém na nova tela acaba sendo afetado.
A maneira mais simples de perceber isso é quando você percebe alguma pixelização e, em geral, pouca definição na imagem ao reproduzir vídeos, filmes, jogos e outros. O positivo é que você pode aproveitar as atualizações que estão dentro do sistema para corrigir esse erro, melhorando sua experiência de usuário.
Como habilitar o dimensionamento HiDPi no Linux?
Caso você já tenha experimentado baixa qualidade na imagem transmitida pelo seu computador Linux, obviamente procurará maximizar a resolução da tela. Neste momento, é necessário determinar qual ambiente lida com seu dispositivo para, desta forma, aplicar a configuração correspondente às suas características.
Não em todos os ambientes de desktop, o mesmo procedimento é aplicado para configurar o HiDPI em uma tela, mas em todos eles é possível fazer as modificações que permitem aproveitar a melhor resolução na saída da imagem. No entanto, algumas versões reconhecem e calculam automaticamente as dimensões da imagem projetada.
Para ambientes de desktop Unity
O ambiente de desktop preferido no Ubuntu lida com suporte HiDPI muito atualizado, portanto, fazer configurações em sua interface é muito mais fácil de usar. Mas você deve considerar que quase sempre é desnecessário, pois aplica automaticamente uma enseada adequada nas telas HiDPI. Se você ainda preferir ajustá-lo manualmente, você deve:
- Procure por “tela”, no script da sua área de trabalho.
- Quando estiver lá, selecione a tela que deseja ajustar.
- Localize a função “Escala” nos menus.
- Você verá um controle deslizante que você pode mover para cima e para baixo para melhorar o DPI.
Experimente o Budgie
No caso de você notar inconvenientes ao digitar atalhos ou símbolos em seu computador, é conveniente que você altere o idioma do teclado no Linux, desta forma você pode executar qualquer terminal sem se preocupar com erros. Por exemplo, do ambiente Budgie, onde apesar de não há área de desenvolvimento HiDPIvocê pode tentar alguns truques.
Baseado no Budgie Desktop lida com uma interface semelhante à do Gnome, o protocolo a seguir para melhorar a resolução em telas externas será o mesmo. Isso significa que, embora os desenvolvedores do Budgie não forneçam essa possibilidade de configuração para os usuários, podemos aplicar o comando válido no Gnome:
- A primeira coisa é abrir um terminal, “Ctrl + Alt + T” será suficiente para alcançá-lo.
- Você digita “settings set org.gnome.desktop.interface scaling-factor 2”.
- Aperte enter e estará pronto. Reiteramos que o fator final pode ser modificado conforme sua conveniência.
Para o ambiente de desktop Cinnamon
Cinnamon ou Cinnamon é, até agora, o ambiente mais amigável em sua configuração HiDPI, escaneia automaticamente a resolução ideal para cada tela. Se você notar alguma deficiência neste cálculo, você pode modificar manualmente a configuração, da seguinte forma:
- Abra o menu Canela, prossiga para localizar “Configurações”.
- No painel de configuração, localize a opção “Geral”.
- Agora, em “UI Scaling”, altere o status de “Auto” para outra das opções do menu.
Use o ambiente de desktop Gnome
Se os requisitos do seu trabalho o levam a conecte um monitor de alta resolução, É conveniente que você aprenda a alterar as permissões de arquivo no Linux, dessa forma você garante a proteção de todas as suas informações. Talvez até agora nenhuma das opções apresentadas tenha funcionado para você, pois seu ambiente é o Gnome.
Esta é uma configuração muito desnecessária, porque este ambiente de desktop geralmente é bastante intuitivo na escala de resolução, você também pode ajustá-lo manualmente para sua conveniência.
- Abra um novo terminal.
- Digite “gsettings set org.gnome.desktop.interface scaling-factor 2”.
- Pressione enter e você terá dobrado a resolução e poderá visualizar cada pixel em sua tela muito melhor. Considere que o último número da declaração é sempre variável em dígitos pares, ele corresponde ao fator de escala, você pode tentar qual deles se encaixa melhor na sua tela
Como habilito o dimensionamento HiDPi no Linux com ambientes de desktop como XFCE4, MATE e LXDE?
Existem outros ambientes de desktop Linux que são um pouco menos populares e, honestamente, completos. Se você faz parte do grupo de pessoas que prefere um como XFCE4, MATE ou LXDE, e você se conectou ou acha conectar a um monitor HiDPilamentamos informar que os desenvolvedores dessas versões, até o momento, não apresentam ferramentas de ajuste.
O que significa que você terá que se contentar com a qualidade de exibição que terá, ou poderá optar por instalar algum ambiente mencionado anteriormente, para poder aproveitar a alta precisão das novas telas.