Skip to content

Como trabalhar dentro do shell do Linux de maneira simples | Guia Completo

10 de fevereiro de 2022

Quanto a este ambiente de sistema versátil oferecido pelo Linux, temos diferentes ferramentas pouco conhecidas entre estes encontramos o Linux Shell, torna-se uma poderosa ferramenta dedicada a ações fundamentais específicas. A verdade é que muitos que não o conhecem, tendem a confundi-lo com o console ou terminal do sistema operacional; para isso é crucial saber como eles diferem.

Quanto a como realizar ações, ou realizar um trabalho com o Linux Shell podemos executar, comandos que podem ser referindo-se a ações dentro de aplicativos do sistema como seria, por exemplo, criar um “Script” para gerir uma rede doméstica criada em Linux, em termos de usos podemos obter muitos.

Como entro no shell do Linux?

Para entrar no Shell Linux você deve primeiro pressionar “Alt + F12” Dessa forma, ele nos pedirá para inserir a senha de “Login”, a partir deste momento podemos entrar no diretório onde vamos gerar o script para dar a função que precisamos conceder, também o “sh” se refere a todos o Shell do Linux.

Quais são os comandos mais usados ​​no Linux Shell?

Quanto aos comandos mais usados ​​para o shell, estes são apenas alguns deles. os comandos mais comuns usados ​​no Linux Shell embora existam muitos mais, estes seriam. Esses comandos podem ser usados ​​para várias funções, como alterar o idioma do teclado do sistema operacional e tê-lo de acordo com nossas necessidades.

  1. Cara, isso fornece informações sobre programas e comandos dentro do ambiente Linux que ele roda (man man),
  2. ls, nos dá uma lista do diretório atual é executado (man ls),
  3. More, é um filtro que mostra o conteúdo de um arquivo em um terminal por vez e possui duas formas (more e ls/more),
  4. Cd, mude o diretório (cd
  5. mkdir, cria entradas de diretório (mkdir )
  6. Rmdir, remova diretórios vazios (rmdir )
  7. Passwd, altere a senha do usuário (passwd)

O Bash no Linux é equivalente ao Shell?

EM Quanto a Bash (Burn Again Shell) no Linux torna-se um intermediário, ou intérprete dos comandos atuando como uma interface, entre os usuários ou programas e aplicativos e o Kernel Linux. Este se encarregará de inserir um a um, os comandos ou instruções, que são inseridos pelo usuário, que formam o “Script”; retornando os resultados que são lançados após a execução do comando.

bash a interface entre os programas e o kernel

Qual é a maneira de entrar no shell do Linux?

Para entrar no modo Linux Shell temos métodos que nos ajudam a executar esta ação, estes métodos são igualmente eficazes. Pois caso você conheça apenas um e não consiga entrar dessa forma, é bom que você tenha outra maneira de entrar no modo de backup. O Linux Shell é o shell do sistema, que está em conexão com o que é conhecido como “Kernel”..

Para esta ação podemos entrar com um comando de teclado, que é um atalho que torna o acesso a ele mais rápido e também temos uma ferramenta chamada “Prompt” que é igualmente útil para acessar o shell do Linux, vamos ver como usar cada um deles.

Com um comando de teclado

Assim como mencionamos anteriormente, para entrar nesta ferramenta, basta pressionar (Alt + F12), desta forma aparecerá o Login para inserir a senha e ter acesso. Da mesma forma temos que saber que o número de consoles Linux Shell que podemos executar é determinado pelas teclas de função que temos, ou seja, de (F1 a F12), então para mudar de console você deve combinar “Alt +f(x)”onde em “x” é inserido o número correspondente de 1 a 12.

Com a ferramenta de prompt

A ferramenta Prompt é uma indicação do Shell para anunciar que espera um comando do usuário, o que significa que é utilizada para a interpretação do “Shell-script”, que passa a ser scripts de comando, que passa a ser um arquivo com um grupo de comandos que o shell interpreta.

Esta ferramenta é adequada para ser uma linha de comando pré-estabelecida aguardando a execução de comandos, esta ferramenta pode ser modificada, e varia de acordo com o usuário, caso o usuário esteja sem privilégios o Prompt será $, mas se for o case Caso contrário, será parecido com #. Para abrir o shell o comando seria “# sh”.

executando shell e scripts do linux

Quais partes do shell do Linux eu preciso saber?

Quando adquirimos um sistema Linux como o Ubuntu, com a intenção de realizar interações com o Shell e determinar Scripts. Primeiro, devemos saber sobre o que são suas partes para conhecê-lo. No caso do Shell existem algumas partes que são essenciais saber, vamos ver.

Este é primeiramente um interpretador de comandos que tem a capacidade de gerar “Scripts” para que o sistema tenha seu funcionamento de acordo com o usuário, ele possui partes como “Bash” que é quem interage entre os comandos “Shell” e “Kernel”que é o centro do sistema e o “Prompt” que é aquele que condiciona uma espera para que os comandos sejam executados pelo usuário, seja com privilégios de administrador ou não.