Como já sabemos Linux é sinônimo de software livre, o que significa que o código aberto pode ter o maior número de colaboradores possível, é um trabalho conjunto que nos permite ter a possibilidade de variedades de ambientes muito promissoras. Quanto ao Linux, temos várias versões do seu sistema, para todos os gostos e necessidades, e embora não sejam 100%, estão num excelente caminho.
Quanto à apresentação do Kali que o Linux nos oferece, esta chega a ser uma das mais seguras e dinâmicas, oferece-nos uma segurança especial, um kernel personalizado, múltiplas ferramentas de penetração, uma árvore com atualizações constantes, pacotes e repositórios com assinaturas GPG, entre outras qualidades. Este ambiente muito seguro tem várias versões, então como sabemos qual delas temos? É disso que trata este artigo; saber qual versão do Kali Linux você está usando.
Requisitos para encontrar a versão do Kali Linux que tenho em uso
Como requisitos que devem ser atendidos para saber qual versão está sendo utilizada, passa a ser por parte do usuário, pois, deve-se ter conhecimento, como abrir o terminal e executar os comandos, ter conhecimento de inglês e saber onde essas informações serão exibidas. Caso contrário, nada será necessário, pois o sistema está equipado para fornecer esta informação
O sistema é completo e para acessar esse tipo de informação não é preciso fazer muito, como veremos mais adiante. O que vale ressaltar é que se quisermos podemos fazer uma máquina virtual com uma caixa virtual com Kali, uma excelente ferramenta de segurança, que podemos usar, dependendo da necessidade que tivermos; devido ao seu muitas ferramentas e segurançaisso pode nos dar uma ótima experiência.
Devo instalar alguma ferramenta para saber a versão do meu Kali Linux?
Não, definitivamente não é necessário, o que é certo é que com este mesmo sistema podemos saber, o que está integrado e qual versão está rodando, o que é necessário saber sobre o sistema que integrou, as ferramentas que nos dão acesso Isso e muito mais informações. Como mencionado acima, é uma questão de saber quais comandos executar.
O que podemos dizer é que o a versão 2021.2 veio com alguns novos utilitários muito interessante como portas privilegiadas desabilitadas, ferramentas como Ghidra e Visual Studio Code, suporte Kali NetHunter para Android, Kaboxer para gerenciamento de aplicativos conteinerizados, melhorias de temas, novos fundos e muito mais. Este é, sem dúvida, um dos ambientes que atualizações e adições mais interessantes.
Qual é o melhor método para descobrir qual versão do Kali Linux eu tenho?
Através deste mesmo sistema, é o melhor método que podemos ter; para saber a versão que estamos usando, a entrada de comandos como “grep” que são úteis para determinar o que um arquivo contém. De qualquer forma, podemos dizer que todos os sistemas Linux são otimizados, para saber do que são feitos, sem a necessidade de instalar software de terceirospodemos até fazer uso de ferramentas projetadas para outros sistemas operacionais, sem a necessidade de fazer muitas configurações.
No caso deste ambiente, podemos ter a capacidade de instalar o Google Chrome no Kali de forma eficaz, apenas levando em consideração que devemos atualizar os pacotes do sistema para o mais recente para evitar problemas de segurança ao instalá-lo, devemos também garantir qual é a forma mais segura de adquiri-lo. Para ver a versão de Kali que temos, devemos fazer o seguinte.
Use cat e grep
Nesse caso, vamos usar o terminal, para isso vamos para a parte superior direita e o abrimos e, neste, continuaremos a digitar o comando “cat /etc/os-release” e pressione “enter”. Desta forma, a versão que temos em uso do Kali aparecerá em detalhes, este é um comando simples que podemos use para obter informações detalhadasnão apenas a versão, mas também o ID, o suporte e o bug.
Que outros comandos posso usar para encontrar minha versão do Kali Linux?
De qualquer forma, também podemos escolher outra opção para conhecer a versão do Kali, que é funcional, se também decidimos baixar o sistema Ubuntu.. Para executar esta tarefa entramos no terminal, que no caso de ambientes Linux é o centro de todas essas ações, e neste podemos digitar o seguinte comando “lsb_release –a” ou também podemos inserir “hotsnamectl”. Com qualquer um desses comandos podemos saber a versão do sistema.