Skip to content

Como alterar minhas permissões de arquivo no Linux? – Configurações de administrador

16 de fevereiro de 2022

Todos os sistemas operacionais para computadores e até celulares, ter uma certa segurança para programas ou aplicativos. Esta segurança sobre os aplicativos ou programas é mais do que tudo para que funções ou certas ações que você não tenha permitido não sejam executadas.

A mesma coisa acontece com os arquivos. Linux funciona com uma certa quantidade de permissões para cada um dos usuários ou proprietários do equipamento. A seguir, mostraremos como essas permissões funcionam e quais configurações podem ser feitas com as permissões do Linux. Além disso, mostraremos quais comandos você deve usar para acessar as configurações de permissão.

Qual é a maneira como os proprietários de arquivos e permissões funcionam no Linux?

As permissões de arquivo do Linux são muito abrangentes e funcionam ou são aplicadas em pelo menos três partes. Essas três partes são o ‘Read’, ‘Write’ e, claro, o ‘Execute’. Estas são as três ações em que Linux sempre impõe restrições dependendo do tipo de usuário que você é.

A permissão ‘Ler’ é aquela que quase todos os usuários do Linux têm em seus computadores. Graças a esta permissão, qualquer usuário pode ler determinados documentosabra arquivos de áudio, abra imagens e navegue em determinadas pastas, mesmo que não seja sua conta de usuário.

O que tem a ver com a permissão ‘Write’ é tudo o que está relacionado a editar ou criar um arquivo dentro da conta de usuário. Se você tiver essa permissão, a pessoa poderá editar imagens, editar documentos, mover arquivos de um lugar para outro e fazer muitas outras coisas, mesmo que essa não seja sua conta de usuário.

A última permissão é a ‘Executar’, que está relacionada com a instalação de programas ou com a mudanças na equipe. Quando você tem essa permissão, a pessoa pode fazer alterações na configuração do computador, instalar programas, excluir programas e muito mais, mesmo que essa não seja sua conta de usuário.

Aliás, se você tiver conexão de internet com fio e você deseja compartilhá-lo com outros dispositivos sem fio, você pode optar por criar uma rede doméstica com seu computador.

Que tipo de configurações podem ser feitas com permissões do Linux?

Quando absolutamente cada uma das permissões mencionadas acima são contadas, é possível instalar programas, alterar o nome do computador, excluir arquivos, alterar a foto do usuário, etc. Estas são apenas algumas das coisas que podem ser feitas por tem todas as permissões no computador com Linux.

menina usando um pc

Para falar a verdade, existem muitas configurações que podem ser realizadas no Linux tendo todas as permissões, mas não mencionaremos todas elas. Antes dissemos que, se você tiver todas as permissões no computador, existe a possibilidade de instalar programas. Bem, se você quiser, pode instalar o DaVinci, um programa que te ajuda na edição de vídeo.

Uma maneira de testar se você tem todas as permissões no computador é tentando instalar algum programa que poderia ser útil para nós. Deve-se notar que há uma boa razão para usar o Linux e que o sistema é mais rápido e seguro.

No entanto, deixando isso de lado, você já sabe claramente quais são as coisas que são alcançadas por tem todas as permissões no Linux. O que segue agora é mostrar quais são os comandos a serem usados ​​para configurar as permissões no sistema Linux.

Quais são os comandos que você deve usar para configurar permissões e proprietários?

Se você não é o dono oficial da equipe é óbvio que você não terá cada uma das permissões no computador. No entanto, você não precisa se preocupar com esse tipo de coisa, pois existem comandos que você pode usar para definir coisas como permissões do Linux.

Há um total de dois comandos que você pode usar para conceder sua própria conta de usuário todas as permissões no computador.

Usando o comando ‘chmod’

pessoa usando o comando do teclado

O primeiro comando que você pode usar para configurar relacionado a permissões do sistema e quais são os donos é o ‘chmod’. Este comando deve ser colado na janela ‘Prompt de comando’ ou pode ser colado na janela ‘Terminal’.

Ao executar ‘chown’

Outro comando a ser usado para modificar coisas relacionadas às permissões da equipe é ‘chown’. Se o comando ‘chmod’ não o ajudar, opte por usar o comando ‘chown’. Caso você chegue a tendo problemas para alterar as permissões de arquivos e configurações no Linux, você pode usar o site da Linalco.

Linalco é a página responsável por lidar com os problemas que eles têm usuários linux. Nesse site há informações sobre todos os problemas que o sistema apresenta.