Skip to content

Como gerenciar os serviços do sistema Ubuntu Linux com Systemctl?

18 de abril de 2021

Em tecnologia, serviços são programas executados em segundo plano, fora do controle e interface usuário / computador. Eles também são conhecidos como demônios e são responsáveis ​​por ajudar os demais programas do sistema. Aprenda a gerenciar os serviços do sistema Ubuntu Linux com Systemctl.

Os serviços fornecer mais segurança e são cruciais para o funcionamento de todo o sistema operacional. Eles começam quando o computador é inicializado e podem responder a solicitações na rede ou supervisionar a execução de processos do sistema.

Se você tiver um computador com dois sistemas operacionais, poderá alterar a ordem de inicialização do Grub no Ubuntu Linux.

Systemd e Systemctl

Ele é o administrador de todos Serviços Linux e Systemctl é um comando especial dele. Este se encarregará de iniciar todos aqueles elementos que devem ser carregados uma vez que o sistema tenha iniciado. É um conjunto de daemons e ferramentas projetados para configuração e interação com o kernel Linux.

O Systemd é como o pai dos processos, já que seu objetivo principal é unir todas as distribuições e configurações básicas. Ele foi criado para substituir o sistema SysV anterior, indo além das tarefas de inicialização.

Além do gerenciador de programas Systemctl, para fazer seus programas funcionarem mais rápido, é recomendável que você libere espaço em seu disco rígido para ter mais capacidade.

Recursos do Systemd

  • Ele melhorou muito sua velocidade na hora de início do programa. Além disso, ative os serviços por meio de “Tomadas” o que é uma interface de programação de aplicativo (API)
  • Você pode fazer inscrições através de “Cgroups” de todos os serviços e programas que foram iniciados. O Systemd vem com pacotes pré-construídos, para que você possa executar e gerenciar vários daemons em paralelo.

Systemd é usado na maioria dos programas oferecidos Linux por padrão. Do Fedora, Red Hat e Debian ao Arch. E, com o comando Systemctl, além de fornecer informações sobre o status do Systemd e lidar com as execuções, você pode gerenciar os serviços do sistema Ubuntu Linux com Systemctl.

Gerenciar os serviços do sistema Ubuntu Linux com Systemctl

Com Systemctl você pode iniciar e parar um programa, recarregar, ativar e desativar serviços, entre outras coisas. Para começar a gerenciar os serviços de sistema do Ubuntu Linux com Systemctl, você deve ter certeza de tê-lo em seu sistema.

Na Internet, você pode pesquisar e baixar todos os programas de que precisa para o seu computador.

Para fazer isso, abra a janela “Terminal” e execute o comando “Systemd – versãoCom isso você pode saber o número da versão instalada em seu sistema Linux.

Daemons ou serviços Systemctl

  • Systemd – analisar, permite que você veja o curso da inicialização do sistema. Além de suas qualidades como, o tempo que demorou para iniciar e quais processos adicionaram tempo a essa inicialização. Para ver cada processo individualmente, use o comando “Systemd – analisar falha”.
  • Systemctl list- unit- files”É um comando usado para visualizar as seções de arquivos ou unidades. Isso é feito porque o Systemd faz uso de serviços, pontos de montagem e dispositivos. Assim, com este comando você pode ver cada um e como funcionaram.
  • Systemctl list- unit- files – type = service”É usado para saber quais serviços ou daemons foram e estão ativados e quais outros não. É bastante semelhante ao comando anterior, mas neste adiciona-se a opção de mostrar apenas a lista de serviços.

Letras brancas Systemd

Outros comandos podem ser, “Systemctl is – active” é usado para saber qual serviço está sendo executado no momento. “Systemctl is – enable” é para os daemons que estão habilitados ou que iniciam automaticamente com o sistema.

  • Com “Systemctl é – falhou”Poderá saber se ocorreu um problema no início de um serviço. Caso o serviço de fato não funcione, você receberá uma mensagem na tela com a palavra “Fracassado”. Caso tenha sido por motivos desconhecidos, a mensagem será “Desconhecido” ou “Inativo.”

Com isso você já sabe que o Systemd possui um grande número de comandos, até mesmo outros que cumprem funções mais complexas. Você pode até reiniciar, hibernar o sistema e até monitorar o fluxo de energia consumida. Este é um ótimo começo para você gerenciar os serviços do sistema Ubuntu Linux com Systemctl.

Assim como o programa Systemctl permite iniciar e interromper um programa, você também pode programar o sistema operacional Linux para agendar o ligar e desligar.