Skip to content

Como desinstalar o PlayOnLinux do terminal permanentemente?

3 de fevereiro de 2022

Para todos nós que conhecemos e lidamos com diferentes sistemas operacionais, alguns utilitários de algunsnão podemos usá-los nativamente em outros, devido à forma como são programados. Quando percorremos os sistemas operacionais que o Linux nos oferece, temos ferramentas para poder executar programas Windows ou MacOS neste sistema, sem nenhum problema, assim como podemos fazer com PlayOnLinux.

Este emulador é baseado em alguns aspectos de como o Wine é desenvolvido, neste caso podemos instalar e execute o iTunes no Linux. A questão é que às vezes podemos ter detalhes no Desempenho e execução eficientes de alguns programaspor isso decidimos desinstalá-lo, mas isso deve ser feito corretamente, neste artigo mostraremos os métodos para realizar essa tarefa, vamos ver

Quais são as vantagens de ter o PlayOnLinux instalado?

Com toda a gama de programas que podemos adquirir, no ambiente que os sistemas operacionais Linux nos oferecem, conseguimos o que precisamos fazer uso de programas de outros sistemas operacional. Para resolver isso temos em mãos a possibilidade de instalar o programa PlayOnLinux, isso pode nos ajudar muito nessa necessidade.

As vantagens disso são que há um número muito grande de programas externos, que podemos usar e aproveitar suas vantagens. O que utilizar todas as funcionalidades do Wine, mas sem a gerenciabilidade complexa, isso é muito bom porque a interação fica mais fácil, mas algo que devemos levar em consideração é que devemos sempre ter o Kernel Linux atualizado e, assim, poder aproveitá-lo ao máximo.

É possível configurar o PlayOnLinux para evitar desinstalá-lo?

Quanto à forma como um programa é instalado, devemos sempre levar em conta que a única coisa que compõe o sistema operacional é o que ele precisa para funcionar e se alguma dessas partes falhar, o sistema falha. Mas um programa que está instalado e configurado e não poder desinstalá-lo depois, é uma inconsistênciapois se o programa passou a fazer parte do sistema após ser criado, ele pode ser excluído.

entrando desinstalar com o terminal playonlinux

Se houver a possibilidade de permanecerem resíduos que fizeram parte do programa, que devem ser eliminados de outra forma, mas o programa não permanecerá nele; deve-se esclarecer que não estamos falando de software maliciosoque também pode ser purgado.

Como você pode desinstalar o PlayOnLinux do Terminal facilmente?

quando precisamos desinstalar um programa do sistema linux, a melhor opção que podemos ter para fazer isso é fazê-lo a partir do Terminal. Com este método, começaremos bem a realizar o processo de desinstalação do PlayOnLinux neste caso. Para isso temos que ter algumas considerações sobre este programa.

A primeira coisa que precisamos saber é que para eliminá-lo completamente, existem vários passos que devemos seguir para alcançá-lo, pois sua arquitetura sistemática é feita de forma que programas externos possam ser implantados nele, como se estivessem no sistema para o qual foram criados. De qualquer forma, devemos entender que Linux e Mac são mais rápidos e seguros que Windows; por isso procura emular seus programas.

Comandos necessários

Para iniciar a desinstalação do terminal do sistema, prosseguimos descobrindo qual é a versão deste programa, para isso devemos inserir “playonlinux – versão” depois de conhecer a versão, continuamos com o processo, digite “sudo apt purge playonlinux” então “S” para confirmar esta ação.

Desta forma o programa será parcialmente eliminado, ou seja, é desinstalado e não pode ser executado; mas ainda existem algumas partes do sistema que podem estar flutuando ou soltas, mas também são removíveis. Isso é normal com programas, ao baixar o sistema operacional Ubuntu, o mais usado da variedade Linux.

removendo arquivos ocultos do plyonlinux

Por que o PlayOnLinux não pode ser desinstalado corretamente?

O motivo é que ele continua aparecendo e isso não deveria ser, bem o motivo é que existem pacotes soltos que compõem a estrutura do PlayOnLinux. Esta também deixou alguns arquivos residuais que também deve ser erradicado do sistema, vamos ver como isso é feito. Para remover os pacotes digitamos os seguintes comandos no Terminal, “sudo apt auto remove”, “S” para pacotes e “sudo apt autoclean”, “S” para arquivos.

Mas isso não é tudo, devemos excluir os arquivos ocultos para isso, vamos para o seguinte caminho Arquivos> ative a caixa Mostrar arquivos ocultos, selecione as pastas “PlayOnLinux Virtual Drives” e “PlayOnLinux” e enviamos para o lixo, agora sim, desta forma será completamente eliminado do nosso computador.