Skip to content

O que é e o que é o comando ‘Chkconfig’ no Ubuntu Linux? (Exemplo)

30 de maio de 2021

Um dos comandos mais úteis que você pode aprender e o que o Linux desenvolveu é “chkconfig”, já que sua ordem informa ao sistema operacional qual ação um serviço deve executar, enquanto está sendo executado dentro do computador.

Ubuntu Linux é um dos softwares criados pela empresa cujo ícone é um pinguim. Que é reconhecida e utilizada mundialmente pelo seu conforto e segurança.

Entre eles sempre se destaca a utilização de comandos para realizar uma função que envolva modificar o conteúdo do computador. Comandos dos quais existe uma longa lista, incluindo Chkconfig.

Por isso, uma vez que o usuário adquira permissões de root ou de administrador (seja dentro de um espaço ou através do computador, ele deve aprender o conteúdo dessa lista para poder executar livremente um conjunto de tarefas, através do comando janela.

Agora falaremos sobre o uso que pode ser atribuído a este código e como é possível modificar o uso de um serviço através dele.

Para que serve o Chkconfig?

É um comando programado para manipular a atividade de um servidor Linux. Isso pode ser executado independentemente de estar ou não em execução durante a modificação da janela de comando.

Da mesma forma, evita os erros comuns que alguns usuários cometem ao tentar controlar a operação de um servidor manualmente.

Sua sintaxe permite executar um variado número de funções, desde que estejam relacionadas aos serviços que são executados dentro do sistema operacional. Embora também seja possível sincronizá-los na nuvem usando Rclone.

Como o Chkconfig pode ser usado?

Como qualquer outro comando dentro do “Terminal”, o comando deve ser acompanhado por um verbo. Como o próprio nome indica, ele determina ou especifica a ação a ser executada.

Solicite uma lista de serviços Linux

O argumento “-Lista”Mostra o status dos serviços que fazem parte do sistema operacional. Isso é feito para avaliar o estado em que se encontram.

Da mesma forma, o administrador tem a opção de acompanhar o argumento com o nome de um serviço, caso queira analisar apenas suas informações.

Em ambos os casos, a sintaxe seria escrita da seguinte forma na janela de comando: “chkconfig –list“No primeiro caso.

Se você deseja avaliar exclusivamente o status de um serviço, esteja ele em execução ou não, basta adicionar seu nome junto com a sintaxe para receber as informações: “chkconfig –list servicename”.

Ativar ou desativar serviços Linux

Ao contrário da função anterior, a sintaxe deste comando é executada apenas com os termos on e off em inglês, acompanhados do serviço a ser modificado.

Por exemplo, se você deseja ativar um serviço que está desativado, basta abrir a janela de comando e digitar: “chkconfig servicename em”.

Crie entradas de serviço

Um problema muito comum no Ubuntu é quando um serviço é instalado e a entrada não é criada automaticamente, ou quando um servidor proxy Squid não pode ser instalado ou configurado, dificultando o gerenciamento por meio de vários comandos, incluindo o comentado neste artigo.

Se ao tentar ativar ou desconectar um serviço recém-instalado, este mostra uma mensagem de erro Depois de escrever o código dentro da janela de comando, você não precisa se preocupar.

entradas de serviço

Para criar a entrada de serviço para o sistema operacional, use “chkconfig –add servicename“Dentro da janela” Terminal “. Isso ocorre para que o link seja formado corretamente e permita ao usuário trabalhar com o servidor.

Da mesma forma, se você excluir o serviço que instalou, também pode excluir o link simbólico do sistema usando “chkconfig –del servicename”.

Essas três funções mencionadas acima são com as quais o comando em questão executa com total excelência. Permitindo o administrador faça parte da gestão de sua equipe.

Da mesma forma, controlar o desempenho dos serviços ajuda o computador a não travar por ter que realizar tantas tarefas simultaneamente. Portanto, usar chkconfig para priorizar os necessários é o mais recomendado.