Skip to content

Linux | Como montar ou desmontar facilmente uma imagem ISO (exemplo)

31 de maio de 2021

Então veremos como montar ou desmontar uma imagem ISO facilmente. No Windows é muito fácil montar uma imagem ISO. Geralmente, programas como Daemon Tools ou Alcohol 120% são usados.

No Linux não temos apenas aplicativos gráficos, mas também temos a opção de usar o console de comando que torna tudo mais rápido e prático.

Com alguns comandos, você não aprenderá apenas a montar e desmontar uma imagem. Mas também vamos mostrar como gravar ou gravar uma imagem ISO no Linux em segundos.

Preste muita atenção, o tutorial é bastante fácil e em questão de minutos você será capaz de montar qualquer arquivo .iso para fazer uso de seu conteúdo quer você queira gravá-lo ou não e então simplesmente desmontá-lo, é um processo muito simples.

O que é uma imagem ISO?

Uma imagem ISO é simplesmente um arquivo compactado ou compacto. É encontrado no padrão ISO 9660, de onde vem o nome. Esta classe de pacotes pode ser usada para compartilhar arquivos de quase todas as classes. Você pode até usar programas como o WinRAR para descompactá-los e usar seu conteúdo.

Por sua vez, o formato ISO é o mais popular para ser gravado DVD, por exemplo. É o formato mais utilizado para fazer backups, deixando de lado o armazenamento em nuvem.

Sem ir mais longe, já foi tentado crie diferentes formatos de imagem (especialmente empresas que têm programas populares para gravar), mas o formato .iso não parece querer desaparecer e é de longe um dos mais populares em comparação com outros como: .img, .cue, .bin; etc.

queimar um iso em um pendrive

Como montar e desmontar uma imagem ISO no Linux

Para montar uma ISO no Linux, vamos usar as mesmas opções nativas do sistema operativo fornece. Caso seja muito complicado e você queira algo mais simples, você também pode usar aplicativos como Furious ISO ou AcetoneISO que possuem interfaces gráficas que tornam tudo mais fácil.

No entanto, vamos começar com três comandos:

  • sudo mkdir / media / iso: com este comando o que você faz é montar a imagem chamada “iso” no diretório “media”. Após este comando, agora podemos acessar o conteúdo do arquivo ISO.
  • sudo mount -t iso9660 -o loop /home/user/image.iso / media / iso: isto é para dar a ele um formato ISO 9660. O comando full nos permite usar um dispositivo virtual conhecido como loop ou dispositivo de loop para montar o ISO em qualquer tipo de diretório e acessar seu conteúdo.
  • sudo umount / media / iso: Com este comando, o que fazemos é basicamente desmontar a imagem ISO assim que terminarmos de manipular seu conteúdo.

Como gravar ou gravar uma imagem ISO no Linux

Caso você queira gravar ou gravar uma imagem ISO em algum lugar DVD ou BlueRay, os comandos são muito simples e você pode fazer isso em questão de segundos. Para isso precisaremos de um aplicativo como wodim, xorriso ou cdrskin entre outros e se você já os instalou basta usar estes comandos:

  • wodim -v dev = / dev / cdrom -dao /home/user/image.iso
  • cdrskin -v dev = / dev / cdrom -dao /home/user/image.iso
  • xorriso -as cdrecord -v dev = / dev / cdrom -dao /home/user/image.iso

Uma pequena curiosidade é que em poucos casos o dispositivo ótico de osso do seu gravador pode receber outro nome que não seja “/ dev / cdrom”. Nesses casos, pode ser “/ dev / dvdrom ”ou“ / dev / sr0“, etc.

Não é nada difícil de aprender como montar ou desmontar uma imagem ISO facilmente. Desta forma, você pode tirar proveito de qualquer imagem ISO para manipular seu conteúdo, fazer cópias de segurança, etc. Lembre-se que se você tiver alguma dúvida pode deixar um pouco mais abaixo na seção de comentários.