Skip to content

Como fazer a inicialização do meu cartão SD para Linux? – Todos os métodos

23 de dezembro de 2021

Atualmente, você pode iniciar um PC com diferentes drives de boot, seja um CD, um USB ou até mesmo um cartão SD. Descubra todos os métodos disponíveis para faça o seu cartão SD inicializar o sistema Linux do seu computador desktop ou laptop.

Com essa mídia inicializável, você pode instalar o Linux em qualquer computador, mesmo que ele não tenha uma unidade de CD. Isso é mais eficiente e fácil de configurar do que os métodos tradicionais. Aprenda quais são todas as maneiras que existem para executar Linux a partir de um cartão SD e aproveite o Linux em qualquer computador pessoal.

Quais são os requisitos que um cartão SD deve atender para executar o Linux?

A maioria dos computadores de hoje usa o sistema operacional Windows. No entanto, o Linux representa um sistema mais rápido e seguro que rivaliza diretamente com o sistema criado pela Microsoft. Uma de suas inúmeras vantagens é a acessibilidade, uma vez que seus requisitos não são tão altos como os de outros sistemas operacionais.

Graças a este recurso, os arquivos de instalação do Linux podem ser armazenado em dispositivos removíveis e inserido em qualquer computador que tenha uma entrada SD. Conseqüentemente, você terá um sistema operacional portátil que poderá usar para inicializar um PC sem afetar seu sistema principal; uma ótima alternativa.

Para aproveitar os atraentes benefícios oferecidos pelas distribuições do sistema operacional Linux, você deve atender a uma série de requisitos essenciais. Esses requisitos mínimos são totalmente atendidos em quase todos os computadores atuais, então o Linux acaba sendo um sistema universal que pode ser usado em qualquer computador pessoal.

Você também deve se certificar de que seu cartão SD tem armazenamento suficiente disponível para baixar o Linux de seu site oficial. O tamanho dos arquivos varia dependendo da distribuição selecionada, bem como dos requisitos de hardware; No entanto, os aspectos básicos que o Linux requer são dois: Pchassis e espaço de armazenamento.

Um processador 386X

O sistema básico do Linux foi projetado para funcionar em um processador 386X. É um dos primeiros processadores a incluir uma arquitetura de 32 bits, o que o tornou um processador muito eficaz que tem sido a base de muitos sistemas virtuais modernos. Embora atualmente descontinuado, seu legado ainda está presente em todos os processadores da marca Intel e AMD.

100 MB mínimo

O tamanho básico do sistema operacional Linux é 100 MB, que é o espaço de armazenamento mínimo disponível necessário na memória SD. Não obstante, alguns layouts complexos requerem mais espaço trabalhar. Você pode verificar os requisitos recomendados para cada distribuição em sua página de download.

Como você pode usar o UNetbootin para executar o Linux em seu cartão SD?

Para configurar um dispositivo removível (como um cartão SD ou stick de memória USB) como uma unidade inicializável para seu computador pessoal, você precisa usar um programa de terceiros. UNetbootin é um aplicativo de desktop dedicado a este propósito, instalar distribuições Linux de um cartão SD ou outra unidade removível.

Este software está disponível para qualquer plataforma e facilita o processo de criação de uma unidade inicializável portátil. O que mais, não formata o dispositivo, assim você não perderá o resto do conteúdo do seu cartão SD. É compatível com quase todas as versões do Linux, então você pode escolher livremente entre as distribuições mais populares do Linux, aquela que deseja instalar no cartão SD.

unetbootin ubuntu

Depois de baixar e instalar o UNetbootin, você executa o programa e seleciona a versão do Linux de sua preferência em sua lista de distribuições. O aplicativo cuidará de baixar e copiar automaticamente para o cartão SD que você configurou com o programa. Portanto, quase todo o processo será automatizado.

Alternativamente, você também pode usar o UNetbootin para trabalhar com uma distribuição que você já baixou e armazenou em seu computador ou cartão SD, transformando-o em um dispositivo inicializável. Desta forma, você pode acessar distribuições que não aparecem na lista do programa e use uma versão personalizada do sistema Linux.

Quais etapas você deve seguir para configurar se você já tem o Ubuntu?

Graças aos avanços na conectividade e à rápida disseminação da Internet, muitos processos que eram tradicionalmente realizados por meio de discos podem ser baixados do navegador e ser colocados como discos virtuais. Os arquivos ISO estão em um formato que contém uma cópia exata de um determinado sistema de arquivos.

Esses arquivos podem ser configurados para serem reconhecidos como dispositivos de inicialização, no disco rígido do seu computador ou em um cartão SD. Assim, se você baixou a distribuição Ubuntu Linux no formato ISO, você pode use o arquivo para configurar seu cartão SD. Da mesma forma, você pode instalar o Ubuntu a partir de um stick USB.

Para realizar este processo corretamente, você deve inserir seu cartão SD no computador. Em seguida, você vai para o menu ‘Sistema’; abra a seção ‘Administração’. Uma vez lá, você verá a opção ‘Criar disco de inicialização USB’. Esta função pedirá que você selecione uma unidade removível para executar a configuração e o arquivo ISO com o qual deseja integrar.

criar um disco de inicialização linux

Assim que o processo for concluído, você pode começar a usar o cartão SD como uma unidade de inicialização do Linux. Deve-se notar que ao usar este método de instalação, seu cartão SD será formatadoEm outras palavras, todo o conteúdo anterior será removido permanentemente. Portanto, faça uma cópia de seus arquivos ou use um cartão vazio para este processo.