Skip to content

Como executar um arquivo PHP no Ubuntu Linux a partir do console

21 de maio de 2021

No mundo tecnológico Para realizar os diversos programas, aplicações e até sistemas operativos, cada um deles é criado com código de programação.

No mercado existe uma variedade de sistemas operacionais que você pode usar dependendo das atividades que você vai usar, por exemplo, existem sistemas de negócios ideais para empresas, industriais e para uso pessoal.

Estes podem ser de código aberto e código fechado; O código-fonte aberto pode ser visualizado por qualquer usuário, ou seja, qualquer pessoa pode acessá-lo, enquanto o código-fonte fechado não pode ser visualizado, mesmo que você já tenha adquirido sua licença ou permissão.

Os sistemas operacionais mais comuns usados ​​pelos usuários são Microsoft Windows, GNU / Linux, OSX, Chrome OS, Unix, Free BSD, Solus Os, Mac, Linux Lite, Linux Mint, Ubuntu e Ubuntu.

O que é Ubuntu?

Ubuntu é um Distribuição Linux que funciona como um sistema operacional que você pode usar de maneira fácil e rápida e instalar. O nome que significa: humanidade em relação a nós vem da tribo africana chamada Zulu, cujo nome foi escolhido pela empresa britânica Canonical Ltd.

O Ubuntu foi criado com o objetivo de que você, como usuário, possa fazer downloads fáceis além de instalações gratuitas em mais de 130 idiomas, por isso é possível instalar pacotes ou programas no Ubuntu a partir do terminal.

É importante que você saiba que o Ubuntu possui um navegador web, reprodutor multimídia, reprodutor de música, mensagem instantânea, editor de fotos, editor de texto, gravador de disco e e-mail, mesmo agora você pode encontrar Ubuntu Phone, Ubuntu Tablet e até Ubuntu TV.

O Ubuntu dá a você a possibilidade de você, como usuário, apresentar suas idéias, sugestões ou reclamações para que no futuro, antes de fazer novas versões, sejam levadas em consideração para seu melhor funcionamento, acessibilidade e segurança.

O que é PHP?

PHP em um linguagem de programação de código aberto tipo de script que foi criado em 1994 por Rasmus Lerdorf. PHP vem da sigla em inglês para Hypertext Pre-Processor, que em espanhol significa pré-processador de hipertexto. Deve-se notar que você pode instalar Apache2 – php – Mysql e Phpmyadmin no Ubuntu.

Este tem Programação HTML que é compatível com a maioria dos bancos de dados, além de ser flexível porque você pode aprendê-lo facilmente.

Muitos preferem essa linguagem PHP, pois é compatível com os bancos de dados mais populares, como ODBC; Oracle, MySQL, Informix e mSQL:

PHP contém três componentes principais, como um Navegador da web, um servidor e um analisador. O servidor que usa PHP possui a linguagem de programação PHP, além disso, o navegador fornece a você as exposições das páginas da web armazenadas.

Você pode criar suas linhas de comando sem a necessidade de um servidor ou navegador, pois você só precisa usar seu analisador em PHP.

Além disso, com o PHP, você pode tornar vários aplicativos para uso no desktop viáveis ​​em qualquer plataforma existente. A vantagem de incluir PHP em um servidor linux é que é muito mais rápido porque ocupa pouco espaço na memória.

PHP é a linguagem mais utilizada pelos programadores e por isso seus arquivos são executados nos diversos servidores web disponíveis na internet. Esses arquivos são personalizados como páginas da web que possuem códigos para que mais tarde online você possa executá-los

Como você pode executar um arquivo PHP no Ubuntu Linux a partir do console?

arquivo php no ubuntu a partir do console

Se você deseja executar seu arquivo na linguagem PHP de Ubuntu Linux A seguir vou mostrar como fazer isso passo a passo, mas você também pode aprender mais detalhadamente o que é um arquivo PHP e como executá-lo.

Passo 1

Se você não tem o PHP instalado em seu computador, especificamente no depósito de distribuição de software “baixe” No Synaptic Package Manager ou da internet em seu site oficial baixe seu código-fonte.

Passo 2

Vá para o menu principal “Formulários” clique em e você verá a guia com o nome de Utilitários ou Acessórios; abaixo você verá a guia com o nome do terminal “abri-lo”.

etapa 3

Escrita já aberta “CD” para que desta forma você possa alterar o diretório do arquivo PHP, você pode alterá-lo para o nome exato.

Passo 4

“Digite” o seguinte comando “php5 filename.php” no script, dessa forma você pode alterar o seu script com o nome que corresponde a ele. Para sair da aba do terminal “digite” o comando Exit ou Exit e agora você poderá rodar seus arquivos PHP no Ubuntu.