Skip to content

Como dividir e juntar arquivos em um no Ubuntu Linux usando Split e Cat

15 de abril de 2021

Ubuntu é um dos sistemas operacionais de código aberto mais versáteis com a maioria das ferramentas disponíveis hoje. Este sistema permite realizar uma ampla gama de operações graças às funções que o Ubuntu possui ou pode ter. Um deles e muito interessante é que é possível instalar pacotes ou programas a partir do terminal.

Uma dessas funções que o Ubuntu oferece é ser capaz de dividir e juntar arquivos facilmente usando as ferramentas que o Programa Unix. Isso permitirá que certas configurações e ferramentas sejam capazes de gerenciar seus arquivos se você precisar usando o Ferramentas Split e Cat.

Você não sabe como usar essas ferramentas? Não se preocupe, adoramos ajudar qualquer pessoa que precise saber como as coisas são feitas, então continue lendo este artigo.

Mostraremos com um método simples como juntar e dividir arquivos no Ubuntu usando as ferramentas que o Unix oferece, já que em poucos minutos você saberá como usar e algumas características do Unix.

O que é Split no Unix?

É um programa de comando que tem sido uma ótima ferramenta para sistemas operacionais como o Unix, pois permite dividir um arquivo em outros menores. Caso você não consiga encontrar seu arquivo, você pode tentar pesquisar os arquivos com o comando.

Realize este tipo de divisão de um arquivo de código usando uma extensão encontrada no programa para poder gerenciar o tamanho dos arquivos divididos.

Desta forma, Split permite que você veja o escopo e as características detalhadas de cada partição de uma forma mais ordenada. É por isso que se chama Split, porque traduzido do inglês significa partir.

É capaz de gerar até arquivos de até 1000 linhas. E, por exemplo, os arquivos de saída são nomeados adicionando aa, ab, ac e assim por diante. E quanto aos arquivos de saída, os nomes são usados ​​anexando x, como xaa, xab e assim por diante.

Se usados ​​como arquivo de entrada – eles podem ser lidos da entrada padrão. Se você quiser se aprofundar nos recursos do Split, poderá usar o Man Split para ver melhor os detalhes. Caso você deseje reunir os arquivos, o comando Cat entra em ação.

O que é o Cat Command System?

seleção da caixa de comando unix cat em fundo verde preto

O nome deste sistema de comando é derivado da palavra concatenar que traduzido para o espanhol é concatenar que basicamente significa unir. Em outras palavras, em poucas palavras, este sistema permitirá que você junte os arquivos e os exiba com muita facilidade. O que permitirá que você junte novamente os arquivos que você dividiu com Dividir.

Este programa gravará na saída padrão tudo o que os arquivos contiverem, organizando-os na mesma ordem em que foram dados e imprimirá os arquivos na saída padrão.

Já tendo o conhecimento básico do que são esses sistemas que serão usados ​​no processo, vamos ver os passos a seguir para dividir e juntar os arquivos do Ubuntu.

Quais são as etapas para dividir e unir arquivos com Split e Cat?

dividir letras pretas com fundo branco

Já tendo bastante claro o funcionamento dos programas do Comandos Split e Cat, será muito mais fácil dividir e juntar arquivos no sistema Linux. Vamos começar com o procedimento:

Se você deseja dividir um arquivo que tem o nome de test.7z que tem um tamanho de 500 Mb em vários arquivos de 100 Mb, então você deve digitar o seguinte comando:

  • $ split -b 100m tes.7z dividido

Ao fazer isso, você verá como ele retorna os arquivos de 100 Mb derivados do arquivo original. O nome que terá será dividedaa, divisionab e assim por diante.

Se o arquivo que você adicionou tiver o parâmetro –d, os nomes dos arquivos serão diferentes, pois ele usará números, por exemplo, terá nomes como dividido01, dividido02 e assim por diante. E o comando que você usará é:

  • $ split -b -d 100m tes.7z dividido

Você já terá seus arquivos divididos, mas se o que você quer é coloque-os de volta juntos, basta executar o seguinte comando na localização dos arquivos:

  • $ cat split *> testUnido.7z

E assim, seguindo estes passos bastante simples e fáceis de seguir, você poderá dividir e unir arquivos no Linux.