Skip to content

Como conectar-se remotamente via SSH a um servidor Linux

15 de maio de 2021

A maioria dos distribuidores Linux tem um padrão Cliente SSH instalado que você pode acessar a partir do terminal, para que possa dar-lhe um uso normal sem ter que atender a requisitos excessivos.

Nem será necessário que você tenha funções avançadas adicionais para usá-lo, mas você poderá usá-lo normalmente e se conectar a um servidor SSH sem ter que baixar nenhum programa adicional. Também é possível criar um servidor SSH no meu Android gratuitamente

Você pode querer aprender como usar este cliente SSH em seu computador, mas mesmo que tenha tentado mais de uma vez, não conseguirá descobrir como fazer.

Você quer saber como se conectar de remotamente via SSH em um servidor Linux? Então esse artigo é para você. Fique e leia porque mostraremos como fazer.

O que é SSH?

Trata-se de um protocolo para logins seguros e outros serviços de rede segura dentro de uma rede segura. Ou seja, uma maneira segura de fazer login em seu computador.

Com isso, você pode estabelecer ambientes avançados, usar sites como WP-CLI para automatizar Tarefas WordPress e muito mais. Para entrar no seu site, será necessário ter duas coisas, um cliente SSH e os detalhes de login. Você certamente terá interesse em saber como instalar e usar o WordPress localmente com o MAMP

Como ter um cliente SSH o ajudará no Linux?

Usando OSX e Linux você terá acesso a tudo o que precisa para realizar este procedimento. Você pode usar o cliente SSH do terminal sem ter que usar um software especial. No caso de você estar usando Windows, será necessário ter um cliente SSH para fazer este processo, o mais popular é o Putty.

Quais são os detalhes de login?

Para ser capaz de fazer o processo de login via SSH Você precisa ter algumas informações, como endereço do servidor, nome de usuário, senha e porta.

Este endereço de servidor é geralmente o nome do seu domínio ou um IP. Há momentos em que a porta é exigida por padrão, então você pode não ter que especificá-la.

Qual é o problema do comando?

silhueta e telas com códigos

Esta etapa funcionará se você estiver usando um PC com sistema operacional Linux ou se estiver usando um sistema Mac ou Windows, é claro que neste último caso será necessário fazer o download Massa e você deve fazer um pequeno processo antes.

Agora você poderá acessar ou ter a opção de inserir comandos, como faria normalmente no terminal do seu computador.

Usando WP-CLI

Quando falamos sobre WP-CLI, queremos dizer um interface da Linha de comando para WordPress, que também lhe dá a oportunidade de ter uma variedade de ferramentas.

Portanto, tendo isso em mente, será necessário fazer o download e instalar esta interface. Assim que tiver WP-CLI e estiver funcionando, você pode começar a digitar os comandos.

Fazer isso não é muito complicado, você simplesmente terá que ir para uma mesa com WordPress instalado anteriormente. Se você não tiver certeza de onde ele está localizado, digite o comando ls para que ele possa mostrar o conteúdo do diretório atual.

Caso você esteja usando um Servidor Kinsa, então você deve ir para o diretório principal do site. Você precisará navegar até o diretório público usando cd public para que possa entrar no diretório raiz do WordPress. Você deve escrever a lista de plugins wp e desta forma ter disponível uma lista de todos os plugins disponíveis para este site.

Caso queira usar algo mais útil, você tem a opção de usar atualização do plugin wp – tudo com isso você pode atualizar todos os plugins ao mesmo tempo. Ou você poderia usar atualização de plug-ins wp – todos –dry-run com o qual você pode ter uma lista de plug-ins que podem ser atualizados se você executar o primeiro comando.

Mas estes não são os únicos comandos que você pode executar com o WP-CLI que são bastante úteis, basta ir até a Documentação e poderá encontrar todas as informações necessárias.

Você poderá fazer quase tudo. Você terá a oportunidade de usar ferramentas como Git, Composer, WP-CLI e muitos mais isso o ajudará a ter mais controle sobre seus sites e ambientes de implantação.