Skip to content

Como adicionar uma nova opção de documento ao menu de contexto do Ubuntu? (Exemplo)

15 de abril de 2021

Se você é um daqueles que preferem os recursos de segurança e velocidade oferecidos pelo sistema operacional Ubuntu, Neste artigo, mostraremos como adicionar a opção de novo documento ao menu do Ubuntu.

As atualizações mais recentes do Ubuntu, ou seja, 17.10 e 18.04, eles não incluem a função para habilitar um novo documento de texto no menu contextual do mouse, ou seja, o típico clique com o botão direito.

Nesta oportunidade ensinaremos a você como resgatar, de forma simples e descomplicada, esta opção prática em seu sistema operacional.

Para a maioria dos usuários do Ubuntu, esta não é uma surpresa muito agradável quando eles tentam habilitar a opção de um novo arquivo de texto nas versões 17.10 e 18.04 do Ubuntu, usando Nautilus. Ao optar pelo habitual clique com o botão direito, que surpresa! Eles descobrem que esta opção foi desativada.

Assim como o sistema operacional Windws possui programas da Microsoft, o Ubuntu possui o pacote de escritório FreeOffice que permite a criação de documentos.

Documentos sempre à mão

Ao entrar na seção inicial do seu diretório, você obterá uma pasta chamada Modelos. Na maioria dos casos, essa pasta passa despercebida pelos usuários, ou seja, raramente é utilizada.

Nesse caso, mostraremos como usar esses modelos. Aqui você aprenderá como adicionar a nova opção de documento ao menu do Ubuntu.

Modelos é um diretório que, como o nome indica, é usado para hospedar modelos. Os documentos que você possui nesta pasta estarão disponíveis no menu contextual.

Isso significa que, por exemplo, sem escrever relatórios assiduamente, você pode ativar um arquivo de documentos de relatório nessa pasta.

Isso é para indicar que, se nós pressionamos o botão certo Em qualquer outra pasta, agradeceríamos a alternativa no menu Criar Relatório.

Se escolhermos, ao contrário, a opção já salva no menu contextual, teremos aquele relatório de amostra arquivado naquele local.

Desta forma, você pode ter o relatório de amostra em mãos no momento em que for necessário, o que pode ser facilmente editado e modificado, com o que o tempo economizado pelo usuário é extremamente importante.

Como adicionar uma nova opção de documento ao menu do Ubuntu?

Aqui, mostraremos duas maneiras simples e práticas de adicionar esta função de Novo Documento ao menu de contexto do mouse em ambas as versões do Ubuntu: 17.10 e 18.04. Também o ajudará a saber qual versão do sistema Ubuntu você instalou.

Em primeiro lugar, é um procedimento muito simples. Um terminal é habilitado por meio da função “Ctrl + Alt + T”E o seguinte comando é escrito: “Toque / Modelos / Documento Vazio»

Este comando permite que você crie uma pasta de arquivo vazia chamada “Documento vazio”. Este documento será criado no repositório de Templates, de forma que a pessoa o utilize no momento em que o solicitar.

A partir deste momento, ao clicar com o botão direito do mouse no menu contextual do mouse no diretório de arquivos, verá a alternativa Novo documento. Com o qual você terá a opção de habilitar um Documento vazio.

Menu Ubuntu

Ambiente gráfico

Outra alternativa, como adicionar a opção de novo documento ao menu do Ubuntu se você não gosta ou não é amigável com os comandos e o terminal, não complica sua vida. Você tem a alternativa de habilitar o template através do ambiente gráfico de forma prática. Nesse caso, é utilizado o editor de texto que mais agrada ao usuário.

Não há necessidade de transcrever nada. Tudo o que requer é salvar a pasta de arquivos vazia no registro de modelos. Você pode batizá-lo com o nome que quiser. Uma vez habilitado, você pode vê-lo no diretório Templates.

Adicionar a nova opção de documento ao menu do Ubuntu é, para os fãs deste sistema operacional, muito fácil e pudemos verificar isso neste artigo. Não entendemos porque o Nautilus optou por remover esta alternativa do menu contextual do mouse, por ser uma ferramenta muito útil.

Assim como você pode adicionar novos documentos e opções ao seu menu principal, outra forma de personalizar ou configurar sua área de trabalho de acordo com sua preferência para maior conforto é alterando a cor das pastas ou pastas.