Skip to content

Como criar uma rede doméstica com meu computador Linux? – Projeto Completo

9 de fevereiro de 2022

Criar uma rede doméstica é muito fácil. Neste artigo, mostramos como fazê-lo e os passos para configure sua rede doméstica em seu computador Linux. Preste atenção no artigo a seguir e você poderá criar facilmente sua rede doméstica em seu computador Linux.

O que é necessário para poder criar uma rede doméstica?

É muito comum em escritórios que todos os computadores estejam conectados entre si para facilitar a transferência de arquivos e a conectividade com a web. Mas na sua casa também você pode ter uma rede doméstica, especialmente se tiver vários computadores e dispositivos eletrônicos, através de uma rede que em computação é conhecida como LAN

Além disso, você pode criar sua rede doméstica para que os dispositivos possam se conectar facilmente criando e configurando uma rede sem fio WiFi ou por meio do cabo Ethernet. Isso possibilitará não apenas a transferência de arquivos, mas também dados do computador, compartilhamento de impressoras e conectividade com a Internet.

Agora, para criar uma rede doméstica você precisa de três elementos fundamentais, como: você deve tem uma placa wireless e de rede, também tem cabo ethernet e um roteador de modem wifi. Tudo isso será suficiente para começar a criar sua rede em sua casa. No caso do Linux, você deve ter um computador com esse sistema operacional, um protocolo de varredura. Mas, além disso, para poder desfrutar da rede que você criou, você deve configurar sua rede corretamente. Fique atento aos seguintes pontos:

Qual é o procedimento para começar a criar sua rede doméstica no seu Linux?

Agora, para começar a criar sua rede doméstica em seu computador Linux, você deve primeiro instalar o pacote Server no computador que funcionará como servidor e nos terminais que correspondem aos demais computadores que você possui em sua casa, você deve instale o pacote do cliente.

Para realizar este procedimento, entre no terminal como root e execute o seguinte comando para o servidor: sudo apt-get install openssh/server e para os demais computadores, ou seja, os terminais executam o seguinte: sudo apt-get install openssh/client. Você também pode instalar ambos os pacotes em cada um dos computadores para que a navegação seja recíproca.

Agora você executa o Nautilus que é o gerenciador de arquivos e permite configurar o sistema de rede no Linux. Você deve executar o Nautilus em seu modo de navegador e, em seguida, proceder para alterar o endereço conforme mencionado abaixo: sftp:// /. Isso permitirá que você acesse a pasta remota desejada, agora pressione Enter.

É muito provável que a janela pop-up que aparecerá na tela peça um nome de usuário e senha, clique em OK e você verá os arquivos na pasta remota. Dessa forma, você terá criado sua rede doméstica em seu sistema operacional Linux. Você também terá uma entrada remota automática, que poderá configurar para se conectar aos outros dispositivos que possui em sua casa. É um processo fácil de realizar seguro e confiável.

Como você pode configurar sua rede doméstica no Linux?

É muito importante entender como a rede funciona para configurar o Linux para uma rede doméstica. Caso a rede não esteja operacional no sistema, ela deve ser configurada usando DHCP e endereços IP estáticos. Portanto, para que você possa configurar corretamente sua rede doméstica em seu computador Linux, mostraremos como realizar o processo de configuração.

configurar rede doméstica

Configuração no hardware de rede

Este é um procedimento automatizado. Porque a maioria distribuições possuem um sistema de script que permite a detecção automática de placas de rede e pode carregar o módulo dos respectivos drivers. Ao compilar o Kernel, você deve certificar-se de compilar a unidade apropriada no arquivo principal do kernel. Dessa forma, ele será carregado na inicialização do sistema.

Por outro lado, você deve ter em mente que se o Hardware não for detectado corretamente, você precisará carregar o driver de hardware de rede e para isso você deve usar o seguinte comando que você deve executar como: modprobe. Desta forma, você pode fazer o ajuste de rede.

Configuração com DHCP

O protocolo DHCP é a maneira mais fácil de configurar um computador em uma rede. DHCP corresponde ao protocolo cliente/servidor, graças a isso, um computador pode gerenciar os parâmetros de outros computadores. Isso funciona da seguinte forma: Ao executar um cliente com DHCP, um multicast é enviado para descobrir um servidor DHCP.

configurar dhcp

E o servidor responde a esse endereço para se conectar à rede com o endereço IP. O que mais, o servidor DHCP fornece um nome de host que o cliente deve configurar de acordo com os parâmetros que recebe. No sistema operacional Linux, os clientes DHCP são pump, dhclient e dhcpcd e as distribuições Linux mais utilizadas incluem principalmente esses três clientes, estes são instalados por padrão quando o sistema recebe uma indicação de que precisa usar DHCP na instalação.

Caso a distribuição tenha vários clientes, você pode modificá-la sem inconvenientes. Agora, o cliente DHCP deve ser executado na inicialização do sistema, e o sistema tem uma linha no arquivo de configuração que permite verificar se você pode executar um cliente DHCP no Red Hat ou Fedora. A linha deve conter o seguinte: BOOTPROTO= dhcp. Depois de ter configurado o cliente DHCP, procede-se ao teste dessa configuração.

endereços IP

Personalização com um endereço IP estático

Para personalizar com um endereço IP estático, você deve ter em mente o seguinte: você pode defina o endereço IP e a máscara de rede usando o comando ifconfig. O endereço do gateway que você pode definir com o comando route. E os parâmetros dos servidores DNS, que são necessários para realizar as conversões entre nomes de host e endereços IP. Você pode fazer as configurações de parâmetro permanentemente e estabelecer um domínio.