Skip to content

O que é, para que serve e como funciona o tipo de rede WiFi Mesh?

27 de maio de 2021

Hoje, casas e escritórios tem uma grande variedade de dispositivos que o tornam imprescindível para a realização de tarefas diárias; por exemplo, temos várias televisões, computadores, tablets, celulares, alto-falantes inteligentes; todos ligados ao mesmo roteador. Mas, como usar a rede WiFi Mesh para ter boas conexões de internet.

Às vezes, a conexão pode ser difícil, especialmente se a área a ser coberta for muito grande ou se cada membro do grupo familiar tiver vários artefatos conectados; É por isso que, nestes tempos, a conectividade sem fio Wi-Fi ganhou espaço.

Os repetidores Wifi nos ajudam a estender a conexão aos lugares mais remotos de nossa casa e principalmente às redes de Wifi Mesh fará isso de forma muito eficiente; Por isso, a seguir, explicaremos os aspectos mais importantes sobre esse tipo de rede.

O que é a rede Wifi Mesh?

Em inglês, a palavra Mesh significa mesh e muitas pessoas também as chamam de redes wireless mesh, redes mesh Wi-Fi, redes mesh e até mesmo sistemas mesh Wi-Fi, iremos chamá-las de Wi-Fi Mesh; ou seja, é um rede que tem um roteador e vários pontos de acesso chamados de nós ou satélites.

No entanto, sua principal diferença entre uma rede Wifi Mesh e uma com repetidores convencionais, é que, satélites conectam-se uns com os outros permitindo que ele se mova de um para o outro, comunicando-se continuamente; com uma única rede Wifi e oferecendo uma cobertura excelente.

Outra diferença é que não levaria em consideração apenas a proximidade, mas também o quão saturada está a rede, se um nó caiu, ele nos conectaria a outro e assim teríamos sempre a conexão à internet, graças ao posicionamento estratégico dos satélites que ajudam a preservar o sinal; o mesmo identificador de rede SSID e senha são mantidos.

Para que serve uma rede Wifi Mesh?

Eles basicamente servem para estenda o sinal e que a conexão wi-fi pode chegar ao espaço ou terreno que deve ser coberto, seja em casa ou no escritório; consistindo em uma estação central ou roteador e os diferentes satélites que são responsáveis ​​por expandir a cobertura.

Estes se comunicam com o ponto central que também está conectado ao roteador e entre eles, desta forma Wifi Mesh oferece uma única rede na área coberta; Isso se deve ao fato de serem dispositivos inteligentes que otimizam a conexão em todos os lugares e alcançam lugares onde antes não chegava.

Como funciona esse tipo de rede?

antenas para wi-fi mesh design moderno

O tamanho e o design dos dispositivos Wifi Mesh são excelentes para colocá-los em qualquer canto, seja em casa ou no escritório, geralmente são conectados à eletricidade e, posteriormente, ao roteador original por cabos Ethernet, via Wifi ou para outro ponto Wifi Mesh; desta forma, uma malha ou rede sem fio é criada cobrindo uma área de superfície maior.

Um único ponto pode cobrir cerca de 50 metros, mas se forem combinados chega a mais de 300 dependendo do modelo, sua velocidade dependendo da banda, permite conexões Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz; O Wifi Mesh é geralmente configurado de forma simples e semelhante à dos plugues inteligentes.

Porém, é necessário configurar nossa rede por meio de um aplicativo, pois é necessário que tanto o roteador quanto os satélites sejam compatíveis; Depois de emparelhado, ele enviará o sinal sem fio do roteador original sem problemas.

Existem vários distribuidores e fabricantes de sistemas Wifi Mesh para criar uma rede, mas talvez o mais utilizado seja o da Google, com a vantagem de ser capaz de configurar a rede via celular e com o aplicativo Google Home; além disso, os pontos podem ser configurados de forma independente.

Por fim, conclui-se a grande vantagem de poder instalar uma rede Wifi Mesh, pois como vimos, você permitem que você tenha internet em toda a sua casa ou na área onde você está, não importa o quão extensa seja; além disso, é mais barato e fácil de instalar.