As conexões sem fio hoje são realmente impressionantes, quando mencionamos que são impressionantes nos referimos mais do que tudo à maneira como elas funcionam. No caso das conexões de internet sem fio em casa, elas funcionam com o cabo que traz os dados da internet e esse cabo se conecta ao roteador para transmitir o sinal sem fio.
Há uma maneira conectar dois roteadores com a mesma rede internet, isso é algo que pode ser muito útil quando você tem vizinhos hostis que querem usar sua internet. Mais tarde, mostraremos como conectar dois roteadores à mesma linha de internet, o que é necessário para conectar dois roteadores à mesma rede e como configurar os dois roteadores.
O que é necessário para conectar dois roteadores entre si?
Para conectar dois roteadores você não precisa de muito, apenas um cabo ethernet extra e uma extensão para cabos LAN se quiser que a conexão com a internet seja equitativa. Caso você não tenha uma extensão para cabos LAN você pode fazer uso dos conectores que os roteadores trazem na parte de trás.
Com essas coisas no lugar, a próxima coisa que você deve ter é a capacidade de configurar os dois roteadores para transmissão sem fio. Mais tarde, mostraremos como ambos os roteadores estão configurados, mas você terá que fazer sua parte para executar cada uma das instruções.
De antemão você precisa saber que ter dois roteadores mais eletricidade será usada em casa. No entanto, vale a pena conectar dois roteadores, pois com isso você poderá regular o consumo de dados da internet que outras pessoas terão. Gerenciando dois roteadores você poderá ter uma conexão só para você.
Os roteadores antigos não possuem o menu que os atuais possuem. Os roteadores que saem hoje, permitir que você bloqueie usuários conectar ao roteador, limitar o consumo de dados, decidir quem se conectará ao Wi-Fi e muito mais. Em vez disso, os roteadores antigos não trazem nada disso.
É por isso que você tem que usar o truque dos dois roteadores. Deve-se notar que existe uma maneira de saber exatamente qual é o endereço IP do seu roteador para alterar o nome ou a senha do Wi-Fi.
Qual é a maneira correta de conectar seus roteadores com o cabo ethernet?
Conectar dois roteadores é bastante simples, a única coisa que acaba sendo um pouco complicada é a parte de configuração de cada um dos roteadores. Um dos dois roteadores deve ser configurado exatamente para que possa funcionar corretamente e de forma estável.
Os dois últimos subtópicos mostrarão detalhadamente cada uma das coisas que você precisa fazer em ambos os roteadores em relação às configurações. A propósito, você precisa saber que com roteadores você pode definir o alcance do sinal para que tenha menos alcance ou para que tenha alcance máximo.
Processo para o primeiro roteador
No caso do primeiro roteador, você não precisa fazer muita coisa, basta digitar seu endereço IP para ver se os conectores dos cabos Ethernet estão funcionando. Veja como a configuração do seu roteador é acessada pelo seu IP:
- Inicie qualquer um dos seus dispositivos que tenham a rede registrada dentro
- Abra o navegador da web
- Na barra onde os endereços da web são colocados coloque este ‘192.168.0.1’
- Esse é o endereço IP que quase todos os roteadores têm. Em seguida, coloque o nome de usuário se o roteador pedir e também coloque a senha para acessar a configuração
- Vá para a seção ‘Gerenciamento’ e veja se as portas LAN estão habilitadas. Se eles não estiverem ativados, ative-os
Isso seria tudo o que tem que ser feito em relação a a configuração para o roteador número 1. A este roteador você deve conectar o cabo ethernet que contém a conexão com a internet na porta que diz ‘LAN’. O cabo que será puxado para o roteador número 2 deve ser conectado à porta que diz ‘1’.
Ao terminar de configurar o roteador 1, você deve continuar configurando o roteador 2 e, se tiver tempo, é recomendável aprender a abrir as portas de um roteador.
Procedimento de configuração para o segundo roteador
No que diz respeito à configuração do segundo roteador, isso é um pouco mais complicado. Veja o que você precisa fazer:
- Pegue o cabo ethernet que foi conectado à porta 1 do roteador 1 e conecte-o à porta ‘LAN’ do roteador 2
- Em seguida, acesse a configuração do roteador 2 a partir do endereço IP
- Altere os valores de fábrica como o tipo de conexão e a segurança do roteador
- Dê uma senha e também um nome
- Atualizar firmware
- Salve as alterações e pronto, é isso
Se, por exemplo, você tiver problemas com seu roteador e este TP-LINK, o que você deve fazer é acessar o site de suporte técnico da TP-LINK para encontrar uma solução. Caso seu roteador seja de outra marca, você terá que use o site de suporte técnico dessa marca de roteadores.