Skip to content

Roteador WiFi: O que é e para que serve? Como funciona + Tipos + Recursos? – Guia de compras

14 de maio de 2021

A internet, há alguns anos, mudou as comunicações em um nível geral, e é amplamente utilizada para a realização de várias atividades diárias; O roteador Wifi funciona como um dos grandes pilares dessa comunicação entre milhões de pessoas. É por isso que muitos se perguntam o que é um roteador WiFi e para que serve.

No entanto, apesar da grande utilidade que oferece a você, muitos usuários ignoram o básico deste dispositivo, apesar de serem dispositivos que estão presentes em residências, escritórios e lojas. É por isso que, neste artigo, queremos que você entenda todos os fundamentos de um roteador WiFi; incluindo a diferença entre o convencional e um roteador Wifi para obter uma maior experiência na hora de fazer sua compra.

O que é o roteador Wifi e para que ele serve?

Para saber para que serve e para que serve o roteador WiFi, primeiro você deve saber o que é um roteador convencional; é um dispositivo que é responsável por distribuir uniformemente a Internet a uma rede de computadores, obtida através do cabo ADSL que conecta com o provedor de serviço; além disso, controla a qualidade do serviço e protege contra acessos não autorizados.

Enquanto um roteador WiFi executa as mesmas funções que o anterior e adicionar conexão sem fio, ideal para dispositivos móveis sem ter que se conectar via cabo à internet; Além disso, o número de dispositivos que podem ser conectados não está limitado ao número de portas que o roteador possui.

Como funciona?

  1. Receber o conexão de internet que vem do provedor de serviços e vai para os dispositivos conectados.
  2. Dispositivos conectados na rede tem a mesma velocidade de conexão Internet fornecida pelo modem DSL.
  3. Permitindo tudo times se conectam uns com os outros.

Quais são os tipos e suas características?

  • Roteador tipo B: este está entre os mais baratos do mercado, por ser lento e antigo, segundo uma conexão sem fio com velocidade de até 11 Mbps e utilizando a banda de freqüência de 2,4 GHz para transmissão de dados; mas apresenta interferência em eletrodomésticos e microondas.
  • Roteador tipo G: Ele também usa uma frequência de 2,4 GHz, mas sua largura de banda é maior que a anterior, 54 Mbps permitindo uma conexão mais rápida; especialmente para usuários que acessam aplicativos como jogos.
  • Roteador tipo N: eles são atualmente os mais rápidos com tecnologia chamada entrada múltipla – saída múltipla, apresentam muitas antenas com banda de frequência de 2,4 GHz e 5 GHz; um para entrada e outro para saída; sua velocidade de conexão de até 100 Mbps.
  • Roteador de tipo móvel: Use a rede de telefonia celular para se conectar à internet desde que haja sinal no local; sua velocidade de conexão dependerá do sinal da torre repetidora mais próxima.

Guia de compra para o seu roteador WiFi

Roteador Wi-Fi

  • Roteador wi-fi portátil 4G LTE Huawei E5577: Com este roteador você pode navegar em boa velocidade, graças aos 150 MB / s de download e 50 MB / s de upload.
  • Roteador Wifi Móvel TP-LINK M7350: Se você viaja em grupo, 10 dispositivos diferentes podem ser conectados simultaneamente, com uma velocidade de download de 150 Mbps e velocidade de upload de 50 Mbps; com banda dupla de 2,4 GHz ou 5,0 GHz.
  • Roteador Wifi sem fio Netgear AC810-100EUS: Permite a conexão de 15 aparelhos ao mesmo tempo, inclui tela colorida sensível ao toque para que você possa configurar o que precisa; Inclui 2 conectores para antenas externas.
  • Roteador portátil Huawei E5573C 4G: É muito prático devido ao seu pequeno tamanho, tem uma cobertura excelente, funciona com a aplicação HiLlink permitindo o limite ou aceitação dos participantes.
  • Roteador wireless wi-fi 4G TP-Link M7450 300 Mbps: Muito poderoso com velocidade de conexão de 300 Mbps e upload de 50 Mbps; 32 dispositivos podem ser conectados.

Por fim, pode-se perceber que o roteador Wifi tem resolvido muitas dificuldades para um grande número de clientes, porém, alguns mencionam que em um futuro não muito distante, será suplantada pela conectividade 5G. Se a informação foi útil para você, não hesite em compartilhá-la e deixar sua opinião nos comentários.