Skip to content

Qual é a diferença entre ‘valor de reposição’ e ‘valor contábil’? – Conheça-o aqui

24 de abril de 2021

Pode ser confuso para quem não está familiarizado com os termos “Valor de reposição” ou “valor contábil” sabem sua diferença, mas é para isso que estamos aqui hoje, para explicar Qual a diferença entre o valor de reposição e o valor contábil? Antes devemos conhecer o conceito de cada um.

O valor de substituição é definido como, o custo de substituir um ativo fixo por outro que tem as mesmas características. Essa contabilidade com reavaliações, mostra melhor como está a empresa.

O valor de reposição é o maior valor contábil, isso por conta da inflação corrente. Não se aplica a setores com alta experiência. Por outro lado, o valor contábil ou valor contábil, é o valor líquido que é registrado na contabilidade, isso é calculado com o custo de aquisição. É o valor que se leva em conta se você deseja vender um bem.

Levando isso em consideração, falaremos mais a fundo sobre cada aspecto, pois só de explicar um pouco melhor o que cada um significa, fica evidente que são conceitos totalmente diferentes. Embora tenham como objetivo o cálculo de custos e devam ser levados em consideração no planejamento de uma empresa, são diferentes entre si, o que veremos a seguir.

Valor de substituição

O valor de substituição ou substituição é um custo que envolve a substituição de um bem danificado por um novo. Claramente, o preço pode subir ou descer dependendo do bem. Este tipo de valor é usado mais do que qualquer coisa na área de seguros, porque é a principal função desses serviços.

Já em um ambiente de negócios ou de negócios, o valor de reposição tem se referido ao investimento que a empresa teria que fazer, no caso de você precisar de um novo item, este substituindo o anterior.

Pode-se dizer que as empresas utilizam esse valor, a fim de se responsabilizar pelo custo monetário da reposição de bens nas mesmas e aquisição de novos. Esta é feito levando em consideração a inflação, pois é uma variável que afeta este tipo de cálculo. Na contabilidade, além do valor de reposição, é conhecido como método do custo.

Valor do livro

O valor contabilístico ou valor contabilístico é o montante “bruto” de um ativo ou passivo que se encontra registado no balanço depois de deduzido, no caso dos ativos a sua amortização é acumulada e por qualquer imparidade que tenha ocorrido. Em outras palavras, é o valor para o qual é registrado em um razão. Isso serve para atribuir um custo monetário a cada item que faz parte das contas do ano.

valor do livro

No caso de negócios, é o valor que um ativo tem para as demonstrações financeiras da empresa, ainda é o custo do bem menos a depreciação. Os contadores geralmente usam o valor contábil para determinar as despesas financeiras do negócio.

Essas despesas monetárias serão qualquer coisa, mas espera-se que ao longo de muitos períodos contábeis, isso crie uma receita, já que se trata de dedução de impostos para a empresa. Isso ajuda a tomar decisões no topo da estrutura de negócios.

Podemos perceber então que não são os mesmos conceitos, enquanto o valor de reposição é responsável por calcular o custo que uma empresa terá que assumir, ao substituir um bem e substituí-lo por outro, o valor contábil ou valor contábil, refere-se ao aquele que é usado para calcular despesas de qualquer tipo, por sua vez é um método de avaliação que as empresas possuem. Esperamos que este artigo sobre o diferenças no valor de reposição e no valor contábil ou contábil.