Skip to content

O que é e qual é a definição do valor nominal de um empréstimo? – Conheça-o aqui

21 de abril de 2021

Neste artigo, falaremos sobre o que é e qual é a definição de valor nominal em um empréstimo? O valor nominal é o valor atribuído a um bem. É a quantia de dinheiro que um proprietário atribui ao bem que possui e que receberá ao vendê-lo.

Isso deve ir no título que o proprietário tem em um ativo. Ressalta-se que o conceito de valor nominal é utilizado em diversas áreas, como financeira, valorizando a titularidade financeira, e econômica, onde dá comparação entre magnitudes de preços.

A maioria dos termos econômicos são semelhantes, então muitas vezes podemos ficar confusos. E é que termos como o valor nominal e o valor real podem ser confusos para quem não os conhece. É por isso que faremos também uma subseção sobre Qual a diferença entre o valor nominal e o real?

Qual é a diferença entre o valor real e o valor nominal?

Como o valor de face, dá o valor a um ativo, mas este leva em consideração fatores tangíveis e intangíveis. Diz-se que é o que os investidores racionais são informados, pois isso vai além do básico, sabendo que um bem é muito mais complexo.

Cabe ressaltar que o valor real leva em consideração aspectos como a inflação. Isso para que, ao dar o valor de um bem, ele possa ser mantido ao longo do tempo, em relação à inflação da economia.

Justamente essa diferença nos permite entender como a inflação afeta nosso dia a dia. O valor de face não calcula quanto pode ser comprado com a mesma quantidade, sendo um valor bruto.

O cálculo do valor real facilita o cálculo do nosso poder de compra ao longo do tempo, com isso podemos perceber se podemos comprar mais ou menos produtos do que nos anos anteriores. Muitas empresas formulam seus salários com base na inflação do ano, formulado na estrutura salarial.

Qual é o valor de face de um empréstimo?

O valor nominal de um empréstimo é o montante principal que um mutuário deve pagar ao credorEste valor é calculado tendo em conta os juros que tem, sendo o valor real do empréstimo, não incluindo juros e comissões no pagamento.

Podemos dizer que o valor de face de um empréstimo, é o principal de um empréstimo, seu valor original. Dependendo do tipo de empréstimo, este valor de face pode ser o valor que é concedido posteriormente ou não após a assinatura do contrato.

Conforme mencionado posteriormente, dependendo do tipo de empréstimo que estamos solicitando, o valor de face é o que é adicionado ao montante do empréstimoQuer concordemos ou não com o banco ou com quem quer que esteja fazendo esse empréstimo para nós, geralmente recebemos um valor menor do que o empréstimo original.

mão com lupa verificando uma folha

Existem também diferentes tipos de empréstimos, como o crédito a prazo, onde pagamentos do mesmo valor são feitos constantementeAqui os juros são calculados e adicionados ao valor que o credor deu, calculando assim o valor de face.

Esse é o empréstimo com juros, isso é simples, porque o valor nominal de um empréstimo seria o valor que foi dado no início e os juros são pagos. E finalmente o empréstimo com desconto de juros, onde o valor descontado e os juros são recebidos.

Esperamos que você tenha aprendido a diferença entre o valor de face e o valor real. Com as definições que vimos anteriormente, podemos averiguar sobre as diferenças que esses conceitos apresentam.