Skip to content

O que é e qual é a definição do valor nominal das ações? – Aqui está a resposta

28 de abril de 2021

Investir em ações de uma empresa é uma tendência dos últimos anos que revolucionou a economia. E é que investindo em ações Não é algo para se tomar de ânimo leve, um bom investimento no mercado de ações pode gerar inúmeros benefícios.

O acima é o que transformou isso prática econômica em uma tendência atual para investidores que sabem arriscar seu dinheiro. Embora fazer com que as pessoas invistam nas ações de uma empresa também faz parte e ajuda a aumentar o orçamento do negócio.

A verdade é que a definição do valor nominal das ações faz parte de um extenso glossário de termos econômicos que vale a pena estudar.

Qual é a definição de valor nominal das ações?

Valor nominalNa esfera econômica, refere-se a um dos valores atribuídos a bens, serviços, ativos ou, neste caso, ações. Sendo aplicado para nomear as variáveis ​​econômicas que são expressas em preços correntes ou de mercado.

Nesse sentido, o valor nominal de uma ação do ponto de vista amplo, é o preço que se atribui a uma ação a partir do momento em que a sociedade é constituída. Ou seja, o valor estará sujeito à constituição de um negócio e representará o valor mínimo pelo qual cada ação será emitida.

No entanto, deve-se levar em consideração que este valor é menos relevante se comparado aos valores reais de cada ação.

O que determina o valor nominal de uma ação?

Valor nominal de uma ação está sujeita a certos fatores que acabam influenciando ou determinando o valor final que uma empresa colocará como valor nominal de cada ação. Isso porque, inicialmente, o valor é pactuado de acordo com os objetivos traçados pela empresa:

  • Objetivo principal da capitalização.
  • Quantidade de ações públicas oferecidas, adicionado ao status de posse dos proprietários iniciais.
  • Possíveis previsões das oscilações que os preços das ações terão uma vez que forem ofertadas na bolsa de valores

Por que essas metas devem ser cumpridas? porque são os pilares que dão certeza para criar otimismo, boas expectativas e segurança para as entidades de mercado. Cada entidade que possa ter interesse nas ações da empresa conta, para além de apresentar um crescimento sustentado graças aos benefícios.

Razões para o baixo valor nominal das ações

O o valor nominal das ações é geralmente baixo, as empresas emitem suas ações desta forma para reduzir a responsabilidade comercial para os acionistas. De facto, é normal verificar que existem empresas que ultimamente emitem as suas acções sem um valor nominal pré-estabelecido.

pessoas conversando no trabalho

Ações com referência nominal são emitidos com valores baixos que estão em torno do preço de $ 1, em cenários em que mínimos de $ 0,01 são atingidos. Isso resulta em que, quando o preço da ação cai, um alto valor nominal causa passivos para a empresa.

O passivos da empresa Isso pode ser explicado da seguinte forma: Supondo que uma empresa emita ações com valor nominal de $ 10, pode acontecer que as ações sejam negociadas em bolsa de valores a $ 5. O precedente gera, em teoria, um passivo ou passivo de $ 5 por ação para cada acionista.

Ausência de valor nominal

Quando uma empresa deseja evitar potencial passivo para gerar passivos por meio de suas ações, normalmente o valor nominal das ações seria o mínimo possível. Porém, no caso de pequenas empresas que visam gerar um pequeno número de acionistas, elas emitem suas ações com valores nominais de $ 1.

Mas deve-se notar que o valor de face ainda é um simples item contábil dentro da margem para os acionistas em seus balanços. Sendo que o valor real da ação é o que comumente determina sua demanda no mercado.