Skip to content

Qual é a diferença entre o efeito ‘Multiplicador de gastos’ e ‘Multiplicador de dinheiro’?

27 de abril de 2021

Nem tudo é saber quais são as melhores aplicações financeiras de longo prazo e suas características, é preciso também aprender aspectos básicos da economia. Diante disso, hoje vamos falar sobre qual é a diferença entre o efeito ‘multiplicador de gastos’ e ‘multiplicador de dinheiro’, aspectos básicos da economia que você deve saber.

Multiplicador de gastos

Normalmente, o termo multiplicador de gastos se refere à economia pública, mas também é aplicável à economia em um nível geral. Isso se refere a um fenômeno de aumento de despesas que explicaremos a seguir.

O fenômeno se refere especificamente a um aumento que irá gerar uma reação em cadeia que aumenta os gastos gerais. Como observamos, isso geralmente se aplica aos gastos públicos, onde o efeito é claramente visto.

Normalmente, quando é feita uma despesa pública específica, o aumento da despesa pública é notório. É evidente que é um efeito em que se denota a diferença entre os investimentos econômicos e os investimentos financeiros.

Fora dos gastos públicos, os multiplicadores de gastos devem ser algo que seja tratado com muito cuidado. Na verdade, investimentos que contemplem a multiplicação de despesas, devem ser controlados com a finalidade de não vai à falência ou no vermelho.

A história por trás dos multiplicadores de despesas

Como apontamos antes, geralmente os multiplicadores de despesas eles se referem a gastos públicos. Diante disso, existem alguns eventos históricos que têm denunciado a delicadeza de interferir em políticas que consideram multiplicadores de gastos.

Na verdade, muitas recessões econômicas começaram a partir desse princípio. O que costuma ser o exemplo mais comentado é a Grande Depressão, evento histórico ocorrido em 1929. O evento tem origem nos Estados Unidos, mais especificamente a partir da queda do mercado de acções.

De qualquer forma, isso afetaria a economia mundial globalmente. Somado a essa questão, observando a deterioração econômica, muitos países optaram por aumentar os gastos públicos, o que agravou ainda mais a crise global.

Este princípio também é válido para empresas e negócios próprios. Em suma, muito cuidado deve ser exercido ao fazer investimentos que podem incluir despesas. Na verdade, o melhor é descobrir os melhores investimentos de baixo, médio e alto risco, a fim de evite problemas.

Multiplicador de dinheiro

Por outro lado, temos os chamados multiplicadores de dinheiro, também conhecido como multiplicador de dinheiro. Refere-se a todos os procedimentos que envolvem a multiplicação de dinheiro, que se baseia em um montante inicial.

Pode-se dizer que é o princípio dos investimentos, geralmente isso é usado dentro do jargão dos bancos. O fenômeno fala diretamente dos movimentos realizados dentro do banco, que são capaz de produzir dinheiro.

As maneiras pelas quais o banco produz dinheiro são diversas. Um exemplo básico é aquele em que uma pessoa mantém seu dinheiro dentro do banco, dinheiro que o banco pode ter disponível para fazer empréstimos e outros movimentos.

Os empréstimos e demais recursos disponibilizados pelo banco, por sua vez, têm juros (que representam os lucros) e, dessa forma, o dinheiro é multiplicado aos poucos.

gastando multiplicador de dinheiro

Em qualquer caso, é necessário saber como a variação de juros afeta os investimentos e outros aspectos econômicos. Aspectos que também interferem diretamente nos Aspectos multiplicadores de dinheiro.

Diferenças entre ‘multiplicador de gastos’ e ‘multiplicador de dinheiro’

Como apontamos antes, os multiplicadores de dinheiro referem-se especificamente aos investimentos capazes de mobilizar capital com o objetivo de aumentar os lucros. Por outro lado, os multiplicadores de despesas, respondem a todos aqueles investimentos que podem acarretar despesas subsequentes.

Ambos os fenômenos criam reações em cadeia. De qualquer forma, os multiplicadores de gastos podem ser devastadores se não forem controlados. Em vez de, modelos multiplicadores de dinheiro, costumam ser positivos para a economia, desde que haja uma gestão adequada.