Skip to content

O que é “Multiplicador de impostos” e “Multiplicador de despesas”?

24 de abril de 2021

Dentro do campo teórico da economia, evidencia-se a existência de um multiplicador fiscal, de extrema importância para os entes governamentais que sustentam as receitas e os investimentos de um país.

Esse aspecto é obrigatório, pois cada uma das mudanças que estão diretamente relacionadas a ele afetará o estado do PIB (Produto Interno Bruto), a renda nacional ou qualquer outro aspecto que possa intervir na produção econômica de um país.

Por isso, dentro do mundo da economia é fundamental saber do que se trata esse multiplicador e quais são os fatores que o influenciam diretamente, para que funcione adequadamente e faça os cálculos exatos relacionados às suas variações.

O que é e como o multiplicador fiscal de um país interage?

As entidades governamentais, quer directivas ou manipuladoras das finanças do Estado, são departamentos cuja principal responsabilidade é garantir o bem-estar de um país.

Levando isso em consideração, cada uma dessas entidades trabalha com base em um multiplicador fiscal, que é responsável por medir os investimentos realizados pelo Poder Público e o efeito que isso causa na economia.

Para melhor compreendê-lo, muitas vezes a portaria estadual viu a necessidade imperiosa de estabelecer um orçamento para um projeto específico, que se encarregará de melhorar os benefícios aos cidadãos de forma significativa.

Este projeto nada mais é do que um investimento social que o Estado está fazendo, que irá desencadear automaticamente uma série de consumos que vai influenciar a economia do país, seja positiva ou negativamente.

Um exemplo claro disso é quando a autoridade máxima de uma cidade decide construir ou melhorar a sede de instituições governamentais, o que exigirá um investimento significativo em matéria-prima e trabalhadores.

Tanto os trabalhadores quanto os produtores de matéria-prima devem passar a consumir o capital obtido com essa obra, que será devolvido ao país de uma forma ou de outra.

Elementos que influenciam o cálculo do multiplicador de impostos

Levando em conta o exposto, todo economista deve saber que para realizar esse tipo de projeto é necessário trabalhar com base em uma teoria de custo e produção.

Portanto, este investimento público passa a ser diretamente os aspectos que irão determinar o grau de lucro obtido na obra e o efeito que isso vai produzir na economia, que são nomeados da seguinte forma:

O multiplicador tributário é o principal agente que interage com a economia de um país

Imposto é apenas uma porcentagem que a sociedade que vive dentro de um país deve cancelar antes de uma negociação, a fim de recompensar o investimento que o Governo fez para a disponibilização daquele espaço, produto ou outro serviço.

porcentagem de imposto comercial

Desde aqueles visionários que buscam as melhores opções para investir seu dinheiro e multiplicá-lo, até a senhora que decide comprar um determinado produto, o preço desse investimento é sujeito a um percentual determinado pela instituição financeira de um país garantir a estabilidade econômica da sociedade.

O multiplicador de gastos é o agente sobre o qual o multiplicador fiscal atua diretamente.

Este termo popular na teoria econômica lida com a influência dos gastos públicos na receita financeira de um país.

Este aspecto funciona a partir do exemplo de investimento apresentado anteriormente neste artigo, que determina que seu efeito será igual ou superior a um, sendo este número apenas o resultado do multiplicador que ocorre uma vez que o investimento é processado.

Desta forma, o consumidor passa a cumprir as suas três funções principais e, portanto, o orçamento que tem sido investido para o bem-estar social de um país, pode ser indiretamente recompensado para a economia gerido pela entidade governamental.