Existem empresas de todos os tipos, mas todas elas eles precisam ter controle de seus produtos para saber quantos eles têm em estoque e disponíveis para venda. É por isso que é importante saber a diferença entre o estoque absoluto e o estoque líquido.
O que é um inventário e qual a sua importância?
Um inventário é um registro de todos os produtos, fornecimentos e matérias-primas que uma empresa possui, para venda ao público ou para as suas diferentes operações internas de manutenção, produção, distribuição ou comercialização.
Os inventários são feitos com base em ativos físicos ou tangíveis, e são de grande importância na parte contábil e logística de uma empresa. Pois graças a eles podemos saber de antemão o que temos à disposição, o que deve ser substituído e o que está esgotado.
Todos os materiais em um depósito que fazem parte de um estoque são definidos como estoque. Estes podem em seguida, ser usado para cobrir uma reclamação; Mas para evitar transtornos, os registros de estoque devem ser constantemente atualizados com controle de estoque.
Em geral, eles são registrados em planilhas, o que são, para que servem e quais são os melhores programas para criá-los? Um dos mais usados é o Excel; embora para isso devemos ter o Microsoft Office. Felizmente, também podemos criar planilhas no Google Docs.
O que é controle de estoque e para que é usado?
Um controle de estoque é um conjunto de procedimentos que são realizados para determinar como são os movimentos de uma mercadoria nas diferentes áreas de uma empresa. Basicamente, é um registo de tudo o que entra e sai do armazém, seja para uso interno ou para venda.
Isso nos dá uma maior capacidade de prever o que pode acontecer e planejar uma programação para controlar tudo o que será necessário. Por isso, o estoque deve sempre ter um equilíbrio entre o que a empresa precisa e o que processa.
Existem 2 tipos de controle de estoque: contabilidade e operacional. A primeira busca comparar a existência real dos materiais com a receita da empresa; a segunda busca manter o estoque do depósito com a disponibilidade necessária.
Na contabilidade, o controle de estoque é um ativo atual que pode influenciar os lucros da empresa. Desde então, uma reserva de estoque é feita para a compra de materiais em caso de emergência; que reduz a liquidez monetária.
Qual é a diferença entre estoque absoluto e estoque líquido?
Existem vários tipos de estoques, sendo que o absoluto e o líquido estão entre os mais utilizados na contabilidade. Saber suas diferenças é importante; dependendo do caso, os lucros podem ser aumentados, ou perdas devido a materiais danificados ou vencidos podem ser evitadas.
O estoque absoluto é baseado no custo real de todos os materiais que uma empresa possui, seja para fazer um produto ou para suas funções de manutenção. Na contabilidade, a conta de estoque está localizada no balanço patrimonial, composta por 3 categorias: matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados.
Este tipo de inventário é estático e não contempla em nenhum momento a possibilidade de sofrer perdas. Inventário líquido, por outro lado antecipa as perdas que podem ocorrer com relação às entradas e saídas que são inventariadas.
O estoque líquido na contabilidade é o resultado da subtração do estoque absoluto com as reservas de estoque que foram utilizadas para solucionar essas possíveis perdas. Essas perdas pode ser devido a expiração, deterioração ou roubo e são relatados no balanço patrimonial.
Se você usa o Excel, vai gostar de saber que pode transformar números negativos em vermelho no Excel. E em casos avançados, até você pode filtrar dados de inventário conhecendo as diferenças entre as funções DCOUNT e DCOUNT.
Agora que você sabe a diferença entre o estoque absoluto e o estoque líquido, você você pode tomar as medidas necessárias, para ter melhor controle e prevenir possíveis perdas. Hoje você aprendeu algo novo com este post, e se nos seguir com certeza aprenderá muito mais coisas.