Skip to content

Qual é a diferença entre ‘linha de crédito’ e ‘crédito rotativo’ e suas características?

28 de abril de 2021

A linha de crédito é um contrato entre uma pessoa e a instituição financeira, em que o banco emissor deixa uma certa quantia de dinheiro disponível para o usuário por um período de tempo previamente discutido.

Durante o tempo estabelecido, o usuário poderá acessar a linha de crédito, o que permitirá usar toda a linha de crédito ou apenas parte delaDa mesma forma, uma vez utilizado, a pessoa que se endividou terá um certo tempo para devolver o dinheiro.

Linha de crédito não é cumulativoPor outras palavras, se uma pessoa tem uma linha de crédito mensal de 30.000 euros e gasta 10.000 num mês, para o mês seguinte terá 30.000 e não 50.000. A linha de crédito pode gerar juros, ou seja, se uma parte do dinheiro for gasta, deve ser pago no prazo, caso contrário o valor a ser pago será maior.

Crédito rotativo é um benefício financeiro que pode ser comparado principalmente ao cartão de crédito, mas o cartão de crédito e o crédito rotativo têm suas diferenças, isso porque enquanto uma dívida está sendo paga, mais crédito é liberado para que você possa gerenciar suas contas. Ser capaz de solicitar um empréstimo rotativo você deve ter uma série de requisitos.

Conhecemos o crédito rotativo por uma técnica de inversão que consiste na aprovação de um empréstimo determinado por um banco emissor. Deve estar vinculado à sua conta poupança. O crédito rotativo deve ser feito por um supervisor.

Esses créditos podem se tornar uma espécie de problema financeiro para as empresas, pois se não forem realizados de forma eficiente podem causar problemas no futuro.

Diferenças entre linha de crédito e crédito rotativo

É normal que uma linha de crédito e um crédito rotativo sejam confundidos, porém estes eles são diferentes um do outro, suas principais diferenças são:

  • Um crédito rotativo nos permite realizar transações com quantidades baixas, ou seja, os valores mais adequados para sua utilização e tem um prazo determinado para ser pago. Embora a linha de crédito nos permita realizar transações muito mais alto e pode ser pago em 1 ou 30x.
  • O crédito rotativo pode ser usado por meios de poupança ou contas correntes e seu uso não é isento de comissões. A linha de crédito deve ser usada através das lojasTambém pode ser usado em caixas eletrônicos.
  • O crédito rotativo pode ser usado online, enquanto a linha de crédito deve ser usada fisicamente.
  • O crédito rotativo não tem taxa de juros fixa, enquanto uma linha de crédito não tem juros.

carteira de crédito de dinheiro

Características de uma linha de crédito e crédito rotativo

O Banco de Espanha controla as características destes a todo o momento de forma a intensificar as suas diferenças. Suas principais diferenças são:

Linha de crédito

  • Deve ser feito por meio de um contrato de crédito, que será determinado por um banco emissor.
  • Todos os acordos colocados na mesa serão bilaterais, portanto, ambos devem cumprir uma série de obrigações.
  • O cliente deve pagar a todo momento as despesas para poder liberar mais crédito.
  • Chegará um momento em que a pessoa terá um limite de tempo para gastar, ou seja, chegará um momento em que a pessoa deverá parar de gastar e começar a pagar.
  • Comissões são cobradas na hora de criar, renovar e principalmente quando deve ser gasto.

Crédito rotativo

  • O cliente será o emissor de transações e isso permite que você gerencie a conta por meio de sua poupança ou conta corrente.
  • Ter esse crédito rotativo é poder gastar em um momento extremo sem ter que gastar da conta pessoal.
  • A linha do tempo pode ser pago em várias prestações, contanto que esteja dentro do tempo determinado.
  • Este crédito pode ser utilizado em qualquer altura do ano, todos os bancos têm a qualidade de terem este método disponível em qualquer altura.
  • Normalmente são utilizados em caso de emergência, pois constituem uma espécie de seguro para quem o solicita.