Skip to content

Qual é a diferença entre ‘crédito aberto’ e ‘crédito fechado’ em contabilidade?

26 de abril de 2021

Na área de crédito, existem diferentes formas de os credores concederem créditos aos seus devedores. Essas informações geralmente são obtidas em bancos e cabe a eles se possuem os dois tipos mais comuns de créditos: aberto e fechado.

Você pode ter uma conta bancária que conta ou tem esta forma de creditar um devedor, e você deseja entrar em uma linha ou conta de crédito mas você não sabe qual. Descreveremos aqui duas linhas de crédito que podem ser opções para você.

O que é um crédito aberto em contabilidade?

A matéria de crédito em contabilidade pode ser dada a bancos ou a qualquer credor independente. Existem duas linhas conhecidas de concessão de empréstimos a pessoas que precisam de dinheiro e estão dispostas a pagar juros.

A primeira linha que falaremos hoje é o crédito em aberto; Também falaremos mais tarde sobre crédito encerrado, e você poderá decidir, se tiver a possibilidade, qual é a opção mais conveniente para você.

Um crédito aberto é uma conta que está aberta entre um credor e um terceiro, que passou a ser denominado devedor, em que se empresta uma quantia determinada pelo banco, com a qual o devedor pode contar para custear suas despesas.

A principal característica desse tipo de crédito é que a conta aberta estará lá disponível para o devedor quando ele precisa, podendo gastar ou não todo o valor emprestado, gradativamente, gerando juros de acordo com a quantidade de dinheiro extraída no momento do crédito.

No entanto, deve-se notar que esses juros são adicionais a uma taxa de juro mínimo que o banco geralmente cobra mensalmente. Aspecto que pode ser considerado uma desvantagem; mas você terá a oportunidade de acessar aquele dinheiro que ainda é do banco, ele nunca se torna totalmente seu.

O que é um crédito fechado na contabilidade?

Por outro lado, um empréstimo fechado também é outra opção se você precisa de dinheiro para comprar um bem de valor alto, assim como imóveis, por exemplo.

Um crédito fechado em contabilidade refere-se ao dinheiro que é emprestado, por um banco ou qualquer credor, a um terceiro, forma definitiva. Ou seja, se o banco aprovar para você um empréstimo desse tipo, esse dinheiro passa a ser seu, e a responsabilidade do pagamento será a cobertura do valor total entregue e, obviamente, dos juros que gerarão a receita mensal do banco.

Exemplos disso são empréstimos pessoais comuns e correntes, empréstimos hipotecários para aquisição de um imóvel, como o pagamento de um apartamento, e empréstimos para automóveis, em que se obtém o financiamento total e parcial do veículo a adquirir.

O devedor ou tomador deve efetuar o cancelamento total dessa modalidade de crédito ao seu credor ou banco, e que se acrescenta aos juros em parcelas fixadas semanalmente, mensalmente e, em casos raros, anualmente.

Outra característica dos empréstimos fechados é que o banco e o tomador devem fazer cláusulas ou acordos fazer quaisquer alterações nas diretrizes estabelecidas para esta linha de crédito.

Qual é a diferença entre crédito aberto e fechado?

Uma das diferenças está na palavra que define cada um: aberto e fechado. Créditos abertos são aqueles que são usados ​​abertamente, e o empréstimo de dinheiro pode ser feito quando o usuário ou mutuário decide aceitá-loÉ como um fundo de poupança onde pode recorrer para momentos urgentes ou não urgentes, sem a condição óbvia de poupança.

dinheiro concedido para um crédito

Já o crédito fechado é dado em um único momento após a aprovação, e o dinheiro já passa para o devedor, que deve pague em parcelas acordadas e estabelecidas no momento da emissão do crédito, mas a condição é que o devedor já tenha todo o dinheiro em mãos.

A outra diferença, talvez a mais importante, é o valor creditado. O abrir créditos geralmente eles não excedem 6.000 euros emprestados. Caso contrário, de crédito encerrado, cujo valor emprestado dependerá do julgamento do banco, a quem e para que efeito o vai conceder.