Skip to content

Quais são os tipos e funções de liderança e estrutura organizacional nas empresas?

26 de abril de 2021

A liderança tem uma variedade de ramos, de campo social para administração de negócios. E é disso que hoje vamos falar, Quais são os tipos e papéis da liderança e da estrutura organizacional nas empresas. Nesta área de liderança, uma faceta profissional é cuidada, porque um líder é importante em todos os aspectos, ajudar a marcar o caminho a seguir e dar ordem ao projeto, respeitando a hierarquia de uma empresa.

Por outro lado, por meio da organização e estrutura organizacional autoridade e responsabilidade são estabelecidas, o que consequentemente traz bom direcionamento, controle dos planos e cumprimento das metas estabelecidas. A seguir, analisaremos os tipos de liderança, os tipos de organização e suas funções.

Tipos de estrutura organizacional

Antes de nos aprofundarmos nos tipos de estrutura organizacional, devemos saber o que é. A estrutura organizacional é conhecida, as formas que ela tem para organizar interna e administrativamente uma empresa, também inclui a delegação de trabalho em função da estrutura. Também podemos dizer que é a forma como ele planeja o trabalho e distribui responsabilidades.

É baseado no princípio de especialização e departamentalização, construção de filiais e equipes de trabalho para tarefas específicas, como recursos humanos, departamento de compras, departamento de vendas. Isso para mencionar alguns desses tipos de departamentos. Quando falamos em tipos de estrutura organizacional, temos o linear, funcional, staff e matriz. Que discutiremos com mais detalhes.

Linear

É uma estrutura que dá privilégio a velocidade e contabilidade simples e clara. Seu principal princípio organizador é a hierarquia, onde a autoridade é exercida diretamente pelo chefe sobre seus subordinados. É um modelo pelo qual optam empresas com pouca produção e pouco capital humano, como as pequenas.

Funcional

Organiza unidades altamente especializadas, que contam com um chefe diferenciado que coordena sua equipe de trabalho. Isto é popular em empresas com muitas equipes por sua flexibilidade.

De pessoal

Modelo minimalista que requer fluidez de capital, é baseado em contratações externas, para o qual um capital fluido é necessário.

Matriz

Sua base são equipes de trabalho independentes, cada um com um projeto, que conta com diferentes colaboradores dirigidos por um coordenador, que responde perante a matriz da empresa. É a estrutura mais dispersa e conveniente para empresas transnacionais.

Vocêspos a partir de Liderança organizarprofissional

Liderança é definida como, um influência que é exercida sobre um grupo de pessoas, permitindo que você trabalhe por um objetivo comum. Esta função é exercida por uma pessoa que se destaca das demais, capaz de tomar as decisões corretas. Na vertente organizacional e empresarial, da qual falaremos hoje. Porque um bom líder organizacional cuidará de cumprir suas responsabilidades, garantindo que sua equipe de trabalho também faça isso.

Existem vários tipos de liderança organizacional, cada um desses tipos dependem de diferentes critérios que são aplicadosExplicaremos alguns deles, como liderança carismática, liderança autocrática e liderança democrática.

líder do rei do xadrez

Liderança carismática

É o mais encontrado nas empresas atuais e o mais reconhecido dentro das empresas, isto devido à gera sentimentos positivos dentro da equipe de trabalho. Tudo gira em torno desse líder, por isso até leva a pensar que, se esse líder sair, a estrutura entrará em colapso.

Liderança democrática

Liderança democrática ou participativa, é onde todos os membros de um grupo de trabalho contribuem para a tomada de decisõesEsse tipo de liderança gera inclusão nos subordinados, estimula o trabalho em equipe e cria a lealdade dos trabalhadores à empresa.

Liderança autocrática

É um estilo de liderança onde todas as decisões recaem sobre o líder, e as decisões dos subordinados não são levadas em consideração. É um estilo que as empresas utilizam quando desejam aumentar a produtividade, pois sob essa liderança os prazos de entrega são atendidos e os objetivos propostos são alcançados. Tem a desvantagem de pouca satisfação dos trabalhadores e a falta de inovação por não ter novos pontos de vista.