Skip to content

Quais são os tipos básicos e comuns de estruturas organizacionais em uma empresa?

16 de abril de 2021

Desenvolver uma estrutura organizacional em uma empresa é uma das coisas mais complexas a se fazer. Para isso devemos levar em consideração alguns fatores da empresa e principalmente as qualidades de cada funcionário. A má elaboração disso pode implicam perdas e até tragédias para a empresa longo ou curto prazo.

Isso permite que haja um limite entre funcionários Devido à hierarquia ou posto que este sistema confere a cada um, e desta forma a formalidade dentro do ambiente de trabalho é mantida.

É importante apontar que não há fórmula exata ou geral para a elaboração destes como existe para elaborar as estatísticas aplicadas ao negócio.

Primeiramente devemos estabelecer a função e objetivo da empresa, após isso, ter conhecimento e informações sobre seus colaboradores para poder alocá-los em uma área onde se sintam confiantes e úteis no desempenho de suas atividades.

Quais são as estruturas organizacionais de uma empresa?

A estrutura organizacional é o sistema escolhido para designar os meios de uma organização e o quadro de funcionários. Isso é feito usando um sistema hierárquicoEm outras palavras, as obrigações e responsabilidades do trabalho são distribuídas em um sistema semelhante à estrutura de uma árvore.

Sua principal função é estabelecer autoridades, cadeia de comando, patentes, organogramas, entre outros. Essas estruturas são a forma que cada empresa tem distribuir aos seus funcionários e atribuir tarefas a cada um.

Em outras palavras, ele cuida de estabelecer as tarefas que cada membro da empresa deve desenvolver por isso deve ser bem preparado. Através deles podemos ter conhecimento sobre os tipos, técnicas, métodos e metodologias de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Para criar uma estrutura organizacional para uma empresa, vários fatores devem ser levados em consideração, como definir as metas e objetivos da empresa, especificar a autoridade de cada membro da empresa, estabelecer sistemas de informação e seus fluxos, localizar cada funcionário de acordo com suas habilidades e desempenho, levando em consideração o objetivo da empresa e incluir níveis hierárquicos se assim o quisermos trabalhe corretamente.

Tipos básicos e comuns de estruturas organizacionais em uma empresa

Entre os tipos mais comuns de estruturas organizacionais, temos o estruturas organizacionais funcionaisGeralmente é centralizado, depende quase inteiramente da decisão dos patrões. Estrutura organizacional divisionalIsso é descentralizado, o que tira autoridade da organização central.

Estrutura matricial de negócios, isso permite altos níveis de direção e coordenação, no entanto, é um dos mais complexos.

Estrutura de negócios em redeEles podem ser confusos, informais e caóticos e, ao mesmo tempo, ser um dos criadores mais ágeis e inovadores.

Estrutura de negócios por projetos, geralmente é aquele que é aplicado quando você tem apenas um objetivo em vista, é feito especialmente para uma conquista.

pessoas fazendo atividades de forma desordenada

Importância das estruturas organizacionais nas empresas

Uma estrutura organizacional bem estabelecida atende aos objetivos da empresa, focando bem nas qualidades de cada funcionário.

Estando bem distribuídos, os trabalhadores não terão dúvidas sobre a cadeia de comando da empresa e como funciona a organização da mesma e terão segurança no momento da executar suas funções.

As estruturas organizacionais ajudam notavelmente quando se trata de atingir uma meta para alcançar o sucesso da empresa. Constituem a separação e atribuição das tarefas de trabalho a cada colaborador, que deve ser informado, pois é uma informação que deve ter em consideração na ocorrência de um sinistro, para poder localizar rapidamente os seus colegas, se necessário.

Todos os tipos de negóciosGrandes ou pequenos, eles exigem um tipo de estrutura organizacional. O que permite que você estabeleça uma meta e não se desvie dela.

Também permite facilitar tarefas diárias, visto que uma boa estrutura organizacional permite que cada funcionário se localize em uma área de acordo com suas competências e habilidades, onde seu desempenho cresce.

A estrutura organizacional de uma empresa é tão necessária quanto o planejamento estratégico das empresas para o sucesso, e o falta de um, ou elaboração pobre deste, só geraria infortúnios na consolidação de uma empresa em seu crescimento.