Skip to content

Quais são as modalidades de seguro para transporte terrestre internacional de cargas e mercadorias?

29 de abril de 2021

No mundo de hoje, há um grande número de variáveis ​​que podem prejudicar as viagens, sejam pessoais para recreação ou viagens. transporte de mercadorias através das fronteiras.

Para transporte bens internacionais na União Europeia, ter seguro é de vital importância, especialmente no inverno, quando as estradas podem se tornar difíceis de dirigir.

Além disso, qualquer incidente nas diferentes rodovias pode causar danos que devem ser evitados a todo custo e, caso ocorram, é muito importante manter a mercadoria segurada.

Por sua vez, nos países da América Latina, o risco é ainda maior levando em consideração o crime nesses países e os diferentes grupos armados além das fronteiras, especialmente ao norte da América do Sul e América Central

Da mesma forma, mercadoria pode ser afetada em estradas estreitas e pedregosas, mal pavimentadas e afetadas pelas condições meteorológicas.

É por isso que hoje a partir de MiraComoSeHace explicamos tudo o que você precisa saber, sobre o que tipos de seguro de transporte internacional existe e qual é o ideal para você.

Para que foram criados os Incoterms?

Incoterms é a abreviatura de “International Commercial Terms” que se traduz em espanhol como “Termos de Comércio Internacional “, e foram criados pela Câmara de Comércio Internacional (ICC)

Estes termos são responsáveis ​​por estabelecer certas condições para o produtos transportados por via terrestre. Desta forma, há um melhor controle sobre os diferentes tipos de apólices que podem existir e o que especificamente elas podem cobrir.

Para os contratos internacionais de compra / venda, ambas as partes devem concordar com os pontos que os incoterms tocarem, entre eles: Os deveres e direitos de cada parte envolvida na operação.

O preço máximo do transporte realizado. Deixe claro onde e quando o transferências de mercadoria, também é um ponto importante.

Da mesma forma, deve ficar claro qual será o custo do seguro, bem como a respetiva papelada e quanto custará a sua obtenção. Se você não levar em consideração todos os pontos mencionados acima, você pode estar violando o Termos do ICC.

Tipos de seguro para transporte internacional

Existem até seis tipos de seguros de transporte terrestre, entre eles temos seguros de responsabilidade civil como LOTT, LCTTM e CMR, com estes, está segurada uma mercadoria não excessivamente cara que tenha sido afetada sem culpa do motorista.

Também há uma grande variedade de seguro de danos de mercadoriaSão escolhidos pela transportadora de acordo com a mercadoria a ser mobilizada, pois a apólice varia em função do custo da carga.

Além disso, o seguro de responsabilidade de carga, que, como o próprio nome indica, cobre os possíveis danos que possam ocorrer no carregamento de qualquer mercadoria.

Por outro lado, existem seguro de acidentes por acordo coletivoCom isso você pode ficar um pouco mais familiarizado, pois é necessário cumprir a legislação caso haja funcionários em seu poder.

Finalmente temos o seguro de danos às instalações, garagens, entre outros, causadas em áreas de terceiros e seguro de reboque, necessário em caso de avarias.

Como contratar seguro para transporte internacional?

Se você se perguntar, o que é seguro no comércio internacional? Bem, há um grande número de serviços para cada cliente, seja porque querem fazer um grande número de exportações, seja porque querem começar neste mundo.

Em geral, os requisitos são muito básicos e simples de coletar. Principalmente você deverá trazer seus papéis e / ou da sua empresa, que é o tipo de mercadoria que deseja segurar.

mercadoria de transporte terrestre

Dependendo da mercadoria, o contrato pode variar, por exemplo, no caso de se tratar de uma única remessa, ou de necessitar de uma transferência, em caso de repetição da referida remessa em ocasiões futuras ou se for necessário entregar uma carga a várias pessoas.

O que mais, o tipo de embalagem Deve ser indicado, assim como o ponto de origem e destino da mercadoria, é claro.

Por fim, informe a seguradora qual empresa fará a transferência e quando está agendada. Também pode ser necessário outras informações que variam de acordo com os tipos de seguro de transporte internacional.