Skip to content

Quais são as diferenças entre o objetivismo ético e o subjetivismo ético? – Exemplos

23 de abril de 2021

A seguir, vamos responder à pergunta Quais são as diferenças entre objetivismo ético e subjetivismo ético? – exemplos. Desta forma, você entenderá essas doutrinas filosóficas um pouco melhor. Por sua vez, não faz mal saber a importância das funções e responsabilidades funcionais, úteis se você tem seu próprio negócio.

Objetivismo ético

Com objetivismo ético nos referimos àqueles pontos de vista em que o objeto de estudo tem uma condição invariável. Em outras palavras, os valores descritos antes do referido objeto são universais e a visão pessoal do analista não intervém.

O objetivismo ético refere-se a verdades universais absolutas e imutáveis. Essa ideia faz com que a verdade prevaleça independentemente do espaço ou do tempo, ou seja, a mesma visão se estabelece em qualquer lugar.

A ideia de objetivismo ético é impulsionada pelas ideias de Platão, que acreditava que a ética era como a matemática. Em outras palavras, Platão acreditava que os valores morais eram uma condição imutável, atemporal e absoluto.

As ideias de Platão respondiam à moralidade proposta por Deus, disposta como uma manifestação de sua vontade. Essa visão foi considerada a norma por muito tempo, porém, com o passar do tempo, outras formas de ver esses fenômenos surgiram.

Antes de falar sobre subjetivismo ético, recomendamos que você conheça os principais objetivos do recrutamento de pessoal, útil se você dirige seu próprio negócio.

Subjetivismo ético

O subjetivismo ético sustenta que não existem verdades absolutas e que toda moralidade é subjetiva. Deve-se notar que este pensamento é frequentemente referido como subjetivismo moral.

Este pensamento não é absoluto no que é considerado “bom” ou “mau”, apenas responde a opiniões pessoais. Em outras palavras, a moralidade é apenas uma questão subjetiva e pessoal.

Nos tempos atuais, o subjetivismo ético é a norma na vida cotidiana, uma vez que está frequentemente relacionado à liberdade de pensamento. Diante disso, propostas como “a pena de morte” e outros debates morais costumam se pautar no subjetivismo ético, pois responde especificamente às visões pessoais de cada indivíduo.

Pode-se dizer que o subjetivismo ético é apenas um aspecto ou variante do relativismo moral. Doutrina que, em suma, dita que o pensamento moral de cada pessoa é válido e legítimo.

Os princípios mencionados anteriormente, podem ajudar a compreender a importância da estrutura organizacional de uma empresa. Além disso, a seguir faremos uma comparação entre os dois aspectos filosóficos.

Quais são as diferenças entre objetivismo ético e subjetivismo ético? – Exemplos

Poderíamos dizer que o objetivismo ético e o subjetivismo ético são aspectos opostos do mesmo fenômeno. Enquanto o objetivismo ético define uma realidade absoluta antes da moralidade, o subjetivismo ético dita que todos tem sua própria moral.

objetivismo subjetivismo

Em algumas circunstâncias, cada um dos aspectos tem seu valor, embora o subjetivismo ético possa ser um tanto problemático. Dizemos isso, pois o subjetivismo ético admite que o pensamento de cada pessoa é válido, o que não é conveniente para a resolução nos debates.

Aspectos positivos e negativos do objetivismo ético e subjetivismo ético

Por parte do objetivismo ético, determinamos que é positivo chegar a uma solução. Na verdade, o lado objetivista, ajuda na tomada de decisão e propor mudanças significativas. Em qualquer caso, sabe-se que pode gerar polarização em nível geral.

No que diz respeito ao subjetivismo ético, como aspecto positivo podemos apontar que a visão de cada indivíduo é respeitada. Ainda assim, para a tomada de decisões, o subjetivismo ético pode gerar transtornos, uma vez que uma resolução não se estabelece em um nível geral.

Suponha que se busca a resolução para concluir se um fenômeno é positivo ou negativo; com objetivismo ético pode-se concluir efetivamente se algo é bom ou ruim, fazendo uma espécie de consenso. Por outro lado, o subjetivismo ético, em sua condição de respeito pela visão de cada um, torna difícil e, em muitos casos, impossível determinar se algo é bom ou ruim.

Em qualquer caso, haverá momentos em que o objetivismo ético responderá melhor e outros em que o subjetivismo for apropriado. Por outro lado, se você é empresário, deve saber quais são os efeitos negativos na cultura organizacional, uma informação muito útil.