Skip to content

Quais são as diferenças entre Proxy e VPN?

10 de junho de 2021

Redes conexão sem fio para a internet são um meio de comunicação essencial para a humanidade. E é que atualmente as plataformas de internet são a principal alternativa na gestão de qualquer procedimento ou atividade.

Porém, toda ação tem seu risco, e esta frase se aplica ao entrar em qualquer plataforma de internet. Bem, existem pessoas e entidades que se dedicam a roubar informações, como dados pessoais, e depois usá-las em golpes.

Devido a isso, algumas ferramentas foram implementadas para aumentar as faixas de segurança em servidores Proxy. Além da criação de redes virtuais privadas, mais conhecidas como VPN.

O que é e a utilidade de um servidor proxy e uma VPN?

Para indicar quais são as diferenças entre um servidor Proxy e uma rede privada virtual, é necessário conhecer a fundo a origem de cada um deles e quais são suas utilizações.

Um servidor Proxy é um programa ou rede responsável por atuar como intermediário para receber um pedido, encaminhe-o e obtenha uma resposta que será enviada posteriormente ao solicitante.

Ou seja, uma rede de computadores Proxy se encarrega de receber a solicitação de um endereço IP, enviá-la à seção específica, obter a resposta e enviá-la ao servidor.

Por outro lado, um rede privada virtual (VPN), é responsável por realizar uma tarefa semelhante à de um servidor Proxy. No entanto, esta plataforma tem alguns ferramentas de segurança, que permitem ao usuário utilizar a internet sem correr riscos, fornecendo informações sigilosas.

Com base nisso, pode-se dizer que cada uma dessas redes tem aspectos positivos e aspectos não tão bons, claro que seria necessário avaliar qual seria a melhor opção de uso dependendo do caso.

Diferenças entre Proxy e VPN

Ambos os servidores proxy e uma rede privada virtual (VPN) são de grande importância hoje. Pois através deles podemos realizar diversas atividades que vão além de uma conexão diária.

Portanto, a seguir iremos informá-lo sobre o diferenças que existem entre os dois; pois embora tenham uma operação semelhante, são duas conexões diferentes.

Proxy

Os servidores proxy lidam com alguns protocolos de execução. Entre estes, o método de inserindo as páginas, em que se a URL começar com “http” o servidor terá acesso apenas aos sites, e se a URL começar com “https” terá maior segurança de entrada. Aqui explicamos o que é um proxy e como configurá-lo

Redes de computadores proxy geralmente têm mais rapidez na execução e tratamento da informação, porque eles gerenciam grandes quantidades de interconexões. Além disso, a direção pode superar algumas barreiras de navegação restritivas que são baseadas na geolocalização.

A maioria das plataformas Proxy possui um método de acesso gratuito, embora existam alguns serviços que estão sujeitos a pagamento. Estes são os melhores proxies para navegação anônima na Internet.

Portanto, usar um servidor proxy pode ser útil quando se trata de ter um endereço IP um tanto desatualizado ou quando é necessário superar as barreiras de entrada devido à geolocalização.

VPN

Logotipo da VPN, fundo azul

Ao contrário de uma rede de computadores proxy, uma rede privada virtual tem alguns aspectos de segurança importante. Dentre estes podemos destacar a possibilidade de entrar nas plataformas da web, fornecem informações pessoais e têm acesso a vários espaços virtuais sem deixar qualquer vestígio de navegação.

Da mesma forma, nenhum hacker ou entidade governamental / legal pode ter acesso a quaisquer informações pessoais. E apenas o número de registro do endereço IP pode ser exibido.

Existem algumas restrições quanto à geolocalização das páginas, mas dependerão do tipo de VPN utilizado. No Google Chrome, você pode encontrar extensões VPN.

As redes virtuais privadas geralmente exigem pagamentos para fornecer um serviço adequado ao usuário, e o custo da VPN depende da qualidade do serviço oferecido.

O A velocidade da VPN costuma ser muito boa e tem uma cifra de segurança criptografada. Você pode aumentar a velocidade da sua internet usando uma VPN
Caso queira proteger os dados que fornece na web, usar uma rede privada virtual seria a melhor opção.