Skip to content

Para que servem e como usar Objetos Inteligentes no Photoshop? (Exemplo)

17 de abril de 2021

Objetos inteligentes costumam levantar muitas dúvidas para os novatos no Photoshop. Diante disso, hoje vamos responder às perguntas Para que servem e como usar Objetos Inteligentes no Photoshop?

O que são objetos inteligentes?

Muito se fala sobre objetos inteligentes, no entanto, eles levantam sérias dúvidas para os novatos. Diante disso, ensinaremos de forma simples e concisa o que são objetos inteligentes no Photoshop.

Resumindo, um objeto inteligente é uma imagem complexa composta de várias camadas. Usando a função de objeto inteligente, é possível fazer várias modificações em uma imagem e depois exportá-la. Ao fazer a exportação, você pode usar este imagem em muitos novos projetos.

As imagens inteligentes são muito interessantes, pois além de poder importá-las para novos projetos, também podem ser feitas modificações. Por exemplo, se a imagem do seu objeto for um texto, você pode aplicar efeitos específicos e depois importar para alterar a escrita, deixando as modificações.

Embora o usuário médio possa não ver muito uso nesses tipos de imagens, para o profissional é fundamental. Diante disso, se você usa o Photoshop constantemente, saber como usar objetos inteligentes não faria mal. Em qualquer caso, é muito importante que você conheça os fundamentos e como usar a barra de ferramentas do Adobe Photoshop, antes de começar com os Objetos Inteligentes.

Para que servem e como usar objetos inteligentes no Photoshop?

Como mencionamos antes, os objetos inteligentes são muito úteis para ter imagens reutilizáveis. Isso sem duvida economize muito tempo de trabalho para quem usa o aplicativo Photoshop, mas primeiro é preciso saber como são usados.

Certamente, para tirar vantagem de um objeto inteligente, é recomendado conheça o básico do Photoshop. Mesmo assim, os novatos também podem ver a utilidade desta função fornecida pelo famoso programa Adobe.

Guia essencial para usar objetos inteligentes do Photoshop.

Antes de começar, recomendamos que você saiba como copiar e colar camadas no Photoshop, pois é algo que você deve dominar. A primeira coisa a fazer é crie a camada de base para o objeto inteligente. Conforme indicado, esta será a base para as modificações a serem feitas. Aqui, você pode usar uma imagem existente ou criar uma e até mesmo criar um texto.

Depois de ter a base do seu objeto inteligente, na camada em questão, vá para a guia “Camada” na barra de opções. Aqui está a opção “Objetos Inteligentes” vá para este submenu e selecione “Converter em objeto inteligente”. Você notará que a camada se tornou um objeto inteligente porque aparecerá com um símbolo.

laptop photoshop

Embora não seja obrigatório, certamente recomendamos trabalhe o objeto com duplicatas. Em outras palavras, para cada modificação que você deseja fazer, crie uma duplicata da camada. Ao fazer duplicatas, você facilitará muito as modificações subsequentes no objeto.

E o que pode ser feito com objetos inteligentes?

Certamente, para objetos inteligentes o limite é o céu, já que a capacidade de personalização dependerá especificamente do usuário. Mesmo assim, sem dúvida um dos propósitos mais proeminentes desta grande função é justamente criar templates. Com modelos nos referimos a objetos que podem ser modificados posteriormente, mas com uma base anterior. Algo tão útil quanto criar uma paleta de cores personalizada no Photoshop.

Um dos usos mais frequentes de objetos inteligentes é em relação a logotipos ou textos modificados. Converter um texto em um objeto inteligente torna possível ser completamente modificado, mas mantendo os aspectos estilísticos. Por exemplo, você pode aplicar sombreamento, cores e outros fatores e, em seguida, usá-los em outro texto.

Deve-se notar que objetos inteligentes permitem realizar transformações não destrutivas. Em outras palavras, você pode fazer modificações como redimensionar, girar, distorcer e assim por diante sem perder qualidade. Sem dúvida, a vantagem de poder exportar objetos inteligentes é algo que aproveitará quem usa o Photoshop constantemente.