Skip to content

O que são shells da web e como posso proteger meu sistema de ataques remotos?

7 de maio de 2021

Navegando na internet e utilizando os aplicativos web disponíveis hoje podemos desfrutar de um número infinito de opções. Podemos usar ferramentas tecnológicas para nos divertir, trabalhar e até estudar. Mas devemos ter em mente que, embora traga muitos benefícios, também existem muitos perigos na internet. É por isso que hoje te ensinamos o que são shells da web e como você pode proteger seu sistema de ataques remotos.

Incrivelmente, existem muito mais vírus e possíveis ataques na Internet do que podemos nos lembrar. Na verdade, apenas navegar nos coloca à mercê de hackers e pessoas mal-intencionadas que podem danificar nossas informações pessoais. É por isso que é sempre bom conhecer alguns desses perigos e saber como nos defender deles, que é exatamente o que faremos neste artigo.

O que são shells da web?

Hoje vivemos em uma era verdadeiramente tecnológica e não há sinais de que isso vá mudar. E é que para muitos de nós a tecnologia e a internet são uma parte vital de nossas vidas, facilitando muito muitas tarefas diárias. Mas a verdade é que, embora usemos nossos dispositivos eletrônicos como de costume, podemos nos expomos a perigos que nem mesmo imaginamos.

Por exemplo, existem muitos vírus e hackers que podem afetar até mesmo nossas informações mais privadas e importante. É por isso que é vital conhecermos esses perigos e até mesmo sermos capazes de prevenir ataques a computadores. Hoje falaremos sobre um dos perigos mais frequentes ao navegar na internet: os shells da web.

Podemos definir isso como um script malicioso que afeta a privacidade e a segurança de servidores da web ou algum outro objetivo, como aplicativos da web. Isso funciona como uma espécie de “porta dos fundos” ou “porta dos fundos” que permite que os hackers façam o que quiserem com os servidores atacados, mesmo sem que outros percebam.

O escopo desses shells da web é muito grande, pois eles podem até afetar redes públicas com milhares de dispositivos conectados. Esta é mais uma prova de que é muito importante se proteger ao usar redes WiFi públicas. Agora, Como você pode se proteger desses ataques? Bem, aqui estão algumas coisas que você pode fazer.

Como detectar um ataque remoto de um shell da web?

A primeira coisa a se proteger contra um ataque de shell da web é ser capaz de localizá-lo. E isso é especialmente complicado, já que a maioria dos hackers que os implementam usa um sistema de criptografia que torna quase impossível perceber tudo o que eles fazem. Mas existem coisas que você pode fazer para detectá-los, como:

  • Detecte fluxos de tráfego incomuns ou incomuns.
  • Compare a operação de uma versão diferente do aplicativo da web com a que você tem agora. Isso vai te ajudar encontrar anomalias na aplicação web.
  • Verifique todos os shells da web que podem ter sido alterados ou configurados.

Algo que pode ajudá-lo a saber o número de visitas a uma página da web é usar ferramentas de monitoramento que você pode encontrar de forma totalmente gratuita.

Como proteger o sistema de ataques remotos?

Para o benefício daqueles que suspeitam que têm esse problema, existem ferramentas projetadas para proteger contra ataques controles remotos com web shell. Por exemplo, podemos usar ferramentas como Firewalls que protegem a integridade do seu servidor ou aplicativo da web.

mão do hacker com números

Por exemplo, você pode usar o WAF da Cloudflare para essa finalidade. Este, como outras ferramentas desse tipo, examina as solicitações HTTP para o site, filtrando o tráfego ilegítimo do legítimo para protegê-lo de intrusos em potencial. Você tem várias opções ao escolher a qualidade de segurança que deseja, alta ou baixa.

Além disso, você não apenas protegerá o aplicativo da web de possíveis ataques com shells da web, mas também de outros problemas, como injeções de SQL ou Cross-Site Scripting. Portanto, podemos ver que este tipo de Firewalls são um excelente ferramenta de proteção para servidores e aplicativos da web, não importa o ataque que recebam.

Esperamos que todo este guia seja de grande utilidade para você e que também consiga aproveitar ao máximo seu tempo na internet, sem ter que se preocupar com web shells ou qualquer outro problema semelhante.