Skip to content

Como se proteger do Cryptolocker, o malware mais perigoso do momento

4 de junho de 2021

Quando falamos sobre malware, nos referimos aos vírus, programas de cavalo de Tróia ou software malicioso que entram em seu computador para executar ações prejudiciais em um sistema de computador intencionalmente e sem o conhecimento do usuário.

Existem muitos tipos de malware E é importante que você aprenda a identificá-los para saber como atacá-los e eliminá-los com eficácia. Saiba mais sobre as diferenças entre vírus, malware, Trojans e worms

O primeiro sobre o qual falaremos é vírus. Eles se fixam em arquivos limpos e infectam outros arquivos limpos. Esses tipos de arquivos se espalham muito rapidamente e danificam as funções essenciais de um sistema, além de excluir e tornar os arquivos inutilizáveis. Eles geralmente têm a aparência de um arquivo executável.

O trojans eles são outro tipo de malware muito perigoso. Eles se passam por software legítimo ou se escondem atrás de um que foi adulterado. Ele normalmente age discretamente e tenta abrir portas traseiras de segurança para permitir o acesso a outro malware.

Outro malware comum é spyware, como o próprio nome indica, sua função é espionar ou roubar informações de seu computador. Isso pode incluir senhas, números de cartão de crédito, entre outras informações pessoais.

O ransomware É um tipo de malware que bloqueia seu computador e arquivos e ameaça excluí-los se o resgate não for pago por meio de um pagamento online. Este tipo de malware é particularmente perigoso porque você estará lidando com hackers e extorsão. No entanto, você pode aprender a evitar ser vítima de Ransomware.

Por fim, falaremos sobre adware, um malware bastante comum que enfrentamos diariamente. Embora não seja particularmente perigoso, uma vez que exibe apenas anúncios em seu computador, pode comprometer a segurança e permitir a passagem de outros mais agressivos. É malware de adware e é encontrado em todos os anúncios que vemos durante a navegação.

Levando em consideração alguns dos malwares mais comuns que existem, vamos falar sobre Cryptolocker, o malware mais perigoso do momento. O que é? e como me protejo contra malware? Aqui você aprenderá como fazer.

O que é o Cryptolocker e como ele é instalado no computador?

O Cryptolocker é um tipo de ransomware que, conforme explicado no bloco anterior, eles bloqueiam seus arquivos e não permitem que você os acesse, a menos que você pague uma certa quantia em um período de tempo limitado como se fosse um resgate.

Um alerta urgente foi emitido devido à rápida disseminação que esse malware teve e ao forte impacto que gerou. Sabendo o quão sério pode ser, como ele é instalado no computador?

Bem, esse malware usa técnicas de engenharia social para fazer o usuário executá-lo. Geralmente vem em lixo eletrônico fingindo vir de um Empresa Logística.

Este e-mail anexou um Arquivo ZIP e uma senha. Quando o usuário executa o arquivo e insere a senha, um suposto arquivo PDF aparecerá. Ao abri-lo, o malware entra no computador. E como a política do Windows oculta as extensões por padrão, ela as usa para executar no computador.

No momento em que você executa o arquivo, ele é instalado como residente no seu computador e faz uma cópia de si mesmo para um caminho do perfil do usuário.

Além disso, crie uma entrada no autoruns para garantir a execução na reinicialização. E, finalmente, executa dois processos do mesmo arquivo. Um é o original e o outro é para proteger o processo original contra fechamentos.

Como vimos, é um vírus feroz e perigoso. Ainda assim, é possível se proteger e evitar a perda de suas informações pessoais. Como fazê-lo?

Como proteger seu equipamento do Cryptolocker?tabelas com códigos ligados entre si

A melhor maneira de combater esse malware é tomando precauções. Por exemplo, não execute ou abra arquivos de fontes desconhecidas em seu e-mail. Se você não conhece o destinatário e também o e-mail tem anexos, não os abra.

Outra forma é desativando o política do windows para ocultar extensões conhecidas, o que tornará mais fácil reconhecer esse tipo de ataque.

E, finalmente, ter um sistema de backup para nossos arquivos críticos, para que possamos mitigar os danos causados ​​por malware em caso de infecção e cobertura para problemas de hardware. E no caso de detectar um malware, você deve aprender a remover um vírus do meu PC manualmente sem um programa antivírus.