Skip to content

Quais são as diferenças entre vírus, malware, cavalos de Tróia e worms?

3 de junho de 2021

Na Internet, existe um grande número de ameaças informáticas que podem danificar o seu PC, portátil, tablet ou smartphone; Essas ameaças incluem vírus, malware, Trojans e worms, mas há uma diferença entre cada um? Esta postagem irá explicar para você Quais são as diferenças entre vírus, malware, Trojans e worms?

Sem dúvida, esses tipos de ameaças têm o objetivo de explorar as vulnerabilidades do nosso computador, para o qual devemos fazer todo o possível para apagá-los de nosso sistema.

Quais são as diferenças entre vírus, malware, Trojans e worms?

Normalmente caímos no erro de chamar todas as ameaças de computador que existem vírus (worms, trojans, vírus, entre outros); Embora seja verdade que todos eles são programas maliciosos que são projetados para infectar computadores, é por isso que é tão vital saber a diferença entre vírus, malware Trojan e worms.

Malware

Este termo é usado para catalogar todo software malicioso ou ameaças de computador encontradas na rede. Existe uma grande variedade de malware, entre eles podemos citar Trojans, vírus, worms, entre outros; Embora todo malware seja projetado para se infiltrar em computadores, cada um tem uma finalidade diferente. Na verdade, para remover malware do seu PC, recomendamos baixar e instalar o Malwarebytes Premier.

Vírus

Vírus informáticos não esconda a sua presença porque estes são projetados para prejudicar o funcionamento e o comportamento do equipamento por meio de códigos maliciosos.

Quando um vírus infecta um computador, ele assume o controle sem a autorização do usuário e as causas dano irreparável em arquivos, software e hardware; Eles entram no computador apenas se o usuário executar arquivos infectados, como fotos, vídeos, músicas ou links, e se espalham quando o usuário compartilha arquivos infectados.

Trojans

A discrepância do Trojan com o outro malware é que o passa despercebido ao ingressar na equipe, porque ele se disfarça de programas autênticos. Seu principal objetivo é realizar ações ocultas com a intenção de abrir uma porta dos fundos que permita que cibercriminosos e programas maliciosos se infiltrem no computador.

O Trojan não pode se duplicar ou se espalhar, portanto, ele precisa da intervenção do usuário para acessar o computador e infectá-lo imediatamente; isso é muito prejudicial porque eles podem transmitir as pulsações executado no teclado pelos usuários. É por isso que você deve aprender a prevenir ataques de vírus Trojan para proteger seu PC.

Worms

Os vermes não precisa de intervenção do usuário para duplicar e espalhar, uma vez que usa a rede para duplicar, se auto-enviar e se espalhar por aqueles computadores que têm falhas de segurança; isso torna esse malware tão letal porque pode enviar milhares de cópias de si mesmo.

O worm é difícil de detectar porque não danifica nenhum programa, arquivo ou faz com que o computador funcione incorretamente; mas usa o computador do usuário para se infiltrar em outros computadores.

Isso é feito por meio de arquivos e links contaminados que envia graças à lista de contatos que a vítima possui em seu e-mail, redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.

Como evitar ser vítima de vírus, malware, Trojans e worms?

  1. Em primeiro lugar, recomendamos a instalação de um antivírus gratuito e um antimalware e mantê-los atualizados para evitar falhas de segurança.
  2. Mantenha o sistema operacional do seu computador atualizado.
  3. Limpe seu stick USB sempre que usá-lo em computadores públicos, pois ele pode se infectar rapidamente com malware.spam spyware
  4. Use navegadores confiáveis ​​e atualize-os com freqüência, alguns que têm uma boa reputação são Safari, Google Chrome, Opera ou Firefox.
  5. Não clique em links suspeitos ou abra arquivos de estranhos.
  6. Evite entrar sites duvidosos; Além disso, não baixe filmes, música, software ou aplicativos de sites de má reputação.
  7. Tenha cuidado ao usar e-mail, muitos malwares entram no seu computador dessa forma.
  8. Se você receber ofertas, promoções, presentes através de redes sociais ou e-mail, pesquise antes de clicar, pois você pode ser um malware disfarçado de arquivo inofensivo.
  9. Use o bom senso ao navegar na internet porque pessoas mal-intencionadas usam esse meio para atrair suas vítimas e infectar seus computadores.
  10. Faça cópias de segurança de seus dados, para isso é ideal usar uma nuvem.

Ataques de malware são frequentes entre usuários que usam a internet, uma vez que essa rede está inundada de pessoas mal-intencionadas, como hackers e cibercriminosos que procuram vítimas para infectar seus computadores e realizar diversos tipos de crimes; é por isso que protege o seu computador e evita cair na armadilha do malware.