Skip to content

O que é e em que consiste a Teoria da Contingência de Fiedler, as Vantagens e Desvantagens?

22 de abril de 2021

Também é chamado de teoria da eficácia da liderança, é aquele em que um líder influencia seus membros e / ou seguidores. Liderança é a capacidade de influenciar um grupo de pessoas, fazendo com que essa equipe dê o melhor em sua área.

A modelo tem esse nome porque foi criado por Fred Fiedler que era o psicólogo de gestão da universidade de washington, em 1967 criou o modelo em que explicava que as pessoas se tornam líderes por causa de sua personalidade.

Existem três dimensões críticas que são, o poder do líder, que é o nível em que ele permite que um líder seja seguido, a estrutura da tarefa, que é o grau em que tarefas claras provavelmente serão realizadas, e relacionamento líder / membro que considerou o mais importante, porque nesta dimensão fala do grau em que os membros reconhecem o seu líder, o quanto confiam nele e se estão dispostos a segui-lo.

Qual é o modelo Fiedler?

Em suma, é usado para prever se um líder é bom ou não da mesma forma, preveja a eficácia dos tipos de liderança. Para isso, é importante conhecer a situação dentro do grupo onde este modelo é aplicado. Fred Fiedler pensou que era difícil mudar a liderança de uma pessoa, mas não inviável.

Este modelo é aquele que diz se um grupo de trabalho é bom ou não, medindo da perspectiva do líder. A partir deste ponto, você pode ver duas posições claras: orientada para o funcionário ou orientada para o trabalho.

Por isso o questionário denominado «Companheiro de Trabalho Menos Preferido» (CTMP), que permite aos membros do grupo serem medidos na sua figura ou na de outra pessoa. A seleção de pessoal é muito importante neste modelo.

Vantagens do modelo Fiedler

Se for aquele que mede a eficácia de um grupo de trabalho, não deverá apresentar vantagens, pois do contrário, este modelo não se aplicaria. Este é um dos modelos que mais resultados tem dado no ambiente de trabalho. Suas vantagens são:

  • Dê uma ferramenta aos chefes, para fazer grupos positivos que deixam resultados, modificando líderes. De acordo com esse modelo, não existe um tipo de líder predominante, pois eles variam de acordo com seu grupo de trabalho, porém o modelo fornece uma série de fatores para melhorar a eficácia de cada grupo.
  • Este modelo oferece grupos um método eficaz Para descobrir quem são os melhores líderes, líderes com uma orientação clara para as tarefas são mais eficazes para grupos com controle. Depois, há os líderes de orientação, que podem fazer o trabalho e tomar decisões.
  • leste é um modelo que dá flexibilidadeNão tem a pretensão de descrever todos os tipos de liderança existentes. O modelo só pode garantir resultados e isso o torna flexível para qualquer grupo de trabalho, para que possa ser aplicado.
  • Mudanças de líderes são como adaptações adequadas às mudanças de maturidade. Isso torna a tomada de decisão muito mais fácil.

orientação do líder Fiedler

Desvantagens do modelo Fiedler

Todos os modelos têm suas desvantagens, porém este modelo é utilizado como teste em várias áreas de trabalho e isso tem deixado muito a desejar. Suas desvantagens são:

  • Falta de recursos saber como medir a maturidade dos membros de um grupo de trabalho.
  • Ele está apegado ao fato de que os líderes devem ser capazes de ver comportamentos flexíveis conforme indica o modelo, mas nem sempre deve ser assim.
  • Faz com que uma organização mude seu estilo e não o do líder, isso a faz ignorar a adaptabilidade de um líder.
  • Os membros que não têm uma classificação elevada não podem ter voz na tomada de decisões do grupo.