Skip to content

O que é o procedimento e processo de auditoria interna em uma folha de pagamento?

29 de abril de 2021

Quando as bases jurídicas do Direito do Trabalho, a Lei Orgânica da Segurança Social, a Lei da Formação, a Lei do Imposto de Renda, unificar com o mesmo propósito e missão, resultam em excelente administração e gerenciamento de recursos.

Cumprir os procedimentos e regulamentos de planejamento orçamentário e contabilidade de serviços em benefício do trabalhador, permite que o pessoal seja protegido, apoiado e preservado empregador de instituição, empresa ou consórcio.

É imprescindível que em uma instituição, empresa ou consórcio que esteja crescendo em pessoal, haja um Departamento de Auditoria Interna que irá rever, analisar e avaliar os esforços da área de Recursos Humanos, secção folha de pagamentos, com base nas leis de protecção social dos trabalhadores e desempenho da empresa e nos manuais dos trabalhadores nelas existentes.

Portanto, é mais confiável e simples para a direção da instituição ou empresa, verificar efetivamente o controle orçamentário e contábil da folha de pagamento apresentado pela área de Recursos Humanos, que beneficiará os trabalhadores tanto na forma de bônus quanto nos benefícios semanais, quinzenais, mensais e anuais.

Quais parâmetros definem uma auditoria interna

Os parâmetros variam desde uma revisão de formulários a uma entrevista com os diferentes responsáveis ​​por todos os procedimentos. As atividades atribuídas ao departamento de Auditoria Interna tem o objetivo manter e avaliar as operações de uma organização, com base em avaliações de desempenho e, assim, minimizar os riscos.

Parâmetros por sua vez, são baseados na avaliação de manuais de gestão, autorizações e controles de itens, catálogos de informações, formulários de sistemas financeiros, itens de orçamento, índices de planejamento, guias de monitoramento de serviços, ativos e conformidade com as atribuições de pessoal atribuídas.

O que se entende por folha de pagamento

É o valor pago ao pessoal que trabalha dentro de um acordo salarial por um período de tempo regularmente estipulado por um contrato. Este acordo inclui salários, bônus, deduções, benefícios, fideicomisso, ações, diárias e ativos. Eles são obtidos em diferentes formatos de trabalho (horário diurno, noturno, vigilante, pagamentos semanais, quinzenais e mensais). Inclui também admitidos e estagiários com e sem benefícios.

Procedimentos a serem realizados por auditores internos

Antes de realizar uma Auditoria Interna na área de recursos humanos, os auditores internos devem conhecer plenamente os regulamentos e procedimentos básicos, para manter o registro e o controle de todos os processos da folha de pagamento. Nesse sentido, eles devem agrupar detalhadamente os formatos de controle orçamentário, financeiro e contábil; bem como as políticas e normas internas da empresa.

Eles também devem avaliar Que o cadastro da folha de pagamento mostre todos os detalhes de cada trabalhador, desde a antiguidade do pessoal designado até suas diferentes atribuições. confirme Através dos diferentes manuais de contratação, as condições dos acordos são diretas ou com terceiros.

realizando a auditoria da folha de pagamento

Verificar a intervenção de cessões indiretas à folha de pagamento por ações dedutíveis do estado (imposto ou declaração tributária). Analisar os abonos oficiais e com direito legal, que apresentará deduções nos abonos de pagamento (previdência, caderneta de poupança, serviço funerário, sindicato, seguro médico). Guarda as taxas tributárias que são revogadas com a padronização de procedimentos.

Objetivos da Auditoria Interna no pagamento da folha de pagamento

Um dos principais objetivos é que os sistemas de gestão permitir responsabilidade viável e apoiar o desenvolvimento e crescimento do negócio. Que ao apurar as informações contábeis, esteja de acordo com todas as normas internas da empresa e as impostas pelo governo quanto ao controle da folha de pagamento.

Outro objetivo é que os auditores internos concluam seus procedimentos de intervenção, análise, revisão e avaliação, com total satisfação no trabalho, empregador e conformidade comercial, por poder determinar que todas as etapas analisadas e cotejadas nos regulamentos e manuais para tais funções são reais e legais.

Se uma empresa deseja que isso aconteça o tempo todo, ela deve informar prontamente aos funcionários sobre todo o plano estratégico da empresa.