Skip to content

Quais são os tipos de auditoria administrativa interna ou externa em uma empresa?

19 de abril de 2021

Certamente você já sabe qual é a diferença e relação entre ‘auditoria interna’ e ‘externa’, mas deve ter em mente que cada uma delas tem seus próprios tipos. É por isso que hoje vamos falar sobre quais são os tipos de auditoria administrativa interna ou externa em uma empresa.

Manter o controle das empresas é complicado, um empresário deve conhecer as vantagens e desvantagens dos sistemas de controle de estoque e também tudo relacionado a auditorias. Continue lendo para aprender sobre os tipos de auditoria interna e externa.

Tipos de auditoria administrativa interna ou externa em uma empresa

Em termos gerais, podemos determinar que existem dois tipos de auditoria, a auditorias internas e externas. Em todo o caso, existem variantes em relação a isto, razão pela qual tanto as auditorias interna como externa apresentam variações que devem ser analisadas.

O que é uma auditoria interna?

A auditoria interna é um processo realizado pelos responsáveis ​​de uma empresa com o objetivo de avaliá-la. Buscando verificar se os procedimentos realizados em uma empresa são os mais adequados.

Esse tipo de auditoria busca encontrar falhas nos mecanismos de ação da empresa. Na verdade, pode-se dizer que são realizadas justamente para buscar melhorias operacionais. É importante destacar que uma auditoria interna pode ser realizada tanto por um funcionário / auditor interno, quanto por um auditor externo contratado pela empresa.

Auditoria administrativa

Nesse tipo de auditoria, os gestores buscam avaliar se todos os procedimentos administrativos estão sendo realizados de maneira adequada. O objetivo é avaliar se os métodos implementados são executados corretamente. Além disso, este tipo de auditoria busca falhas com o objetivo de cumprir com tudo o que é exigido por lei.

É realizado por empresários, mas não se concentra especificamente nas questões operacionais. Em vez disso, os livros, outros aspectos contábeis e administrativos são avaliados.

Auditoria operacional

As auditorias operacionais são muito interessantes, elas olham precisamente encontre todas essas falhas envolvidos no desempenho da empresa. Eles são aplicados por aqueles que conhecem os principais objetivos do planejamento em uma organização. Esse tipo de auditoria busca analisar os problemas existentes em uma empresa para erradicá-los.

Podem ser realizados tanto por pessoas da empresa como por auditores externos. Diferencia-se das auditorias internas convencionais, pois incide principalmente sobre todas as falhas que interferem diretamente no desempenho da empresa. Aqui buscamos erradicar os problemas para que os lucros e a operacionalidade geral da empresa.

O que é uma auditoria externa?

As auditorias externas são aquelas realizadas por entidades externas à empresa, normalmente estão vinculadas à legalidade. Em outras palavras, são realizados por instituições características governamentais ou semelhantes.

tipos de auditorias externas internas

Esse tipo de auditoria visa observar o desempenho de uma empresa e se ela atende ao que é exigido por lei. Certamente é recomendável que uma empresa realize auditorias internas, com o objetivo de conhecer as normas dos auditores externos.

Auditorias legais

Essas auditorias externas são geralmente realizadas por pessoas jurídicas. O objetivo destes é verificar se todas as operações cumprem com as padrões exigidos para o item ou negócio avaliado.

Os auditores neste tipo de procedimento são totalmente externos à empresa. Ou seja, são auditores externos, independentes da empresa a ser avaliada. Eles diferem das auditorias governamentais, pois muitas vezes essa auditoria é realizada após um processo judicial ou circunstância semelhante.

Auditorias governamentais

A auditoria governamental assemelha-se à revisão legal de contas, em qualquer caso, neste tipo de auditoria, são avaliados os aspectos financeiros. O objetivo das auditorias governamentais é observar que o movimentos financeiros são adequados.

Aqui eles serão avaliados pagando impostos e movimentos diversos, o objetivo é observar se há inconsistências que possam estar incorrendo na ilegalidade. Como você pode ver, é fundamental saber a importância dos balanços na abertura de um negócio, para cumprir o que é exigido por lei, sem deixar de fazer auditorias.