Skip to content

Como usar a função INTERVAL.TRUST.NORM no Excel

4 de junho de 2021

A obtenção de resultados estatísticos precisos exigirá o uso de várias ferramentas. O Excel é indiscutivelmente um dos mais proeminentes, por isso hoje explicamos o básico sobre como usar a função INTERVAL.TRUST.NORM no Excel, uma daquelas funções estatísticas úteis em certas circunstâncias.

O que é um intervalo de confiança?

O mundo da estatística é complexo, requer estudo constante e há muitas questões a serem consideradas. Entre os muitos parâmetros dentro das estatísticas gerais, encontramos o “Intervalo de confiança”, uma função que também está presente no Excel. Na verdade, é conveniente saber usar as funções (INV.F) e (INV.F.CD), que também nos informa sobre os intervalos estatísticos.

Em todo caso, a primeira coisa a fazer é saber o que é intervalo de confiança, pois, como apontamos, as estatísticas representam um certo grau de complexidade e é altamente recomendável conhecer os termos. Em relação aos intervalos de confiança, podemos resumi-los como o valor de confiança antes de um valor desconhecido em relação a um análise populacional.

Dizemos esse valor de confiança, pois é um valor relativamente previsível e que em muitos casos está próximo do resultado final. Claramente, todo esse procedimento é feito a partir dos dados obtidos de uma amostra populacional, mesmo assim, esse parâmetro intervém justamente quando há um fator desconhecido em uma amostra.

Como usar a função INTERVAL.TRUST.NORM no excel

Certamente a função INTERVAL.TRUST.NORM não é útil para fazer uma planilha de controle de pagamentos de crédito no Excel, mas não é inútil por este motivo. Na verdade, é uma função útil para trabalhadores e profissionais do mundo das estatísticas.

Em qualquer caso, primeiro, para estabelecer a função de intervalo de confiança, será necessário conhecer o tamanho total da amostra, a média, o nível de confiança, o desvio padrão e o fator Alfa. Se você tiver dúvidas, explicamos esses valores de forma resumida a seguir.

  • mostrar: a amostra refere-se à técnica de seleção de uma série de elementos típicos de uma população para análise.
  • Desvio padrão / típico: o desvio padrão, refere-se à medida que calcula a variação que existe nos dados numéricos.
  • Metade: a média refere-se à tendência presente nas amostras estatísticas, pode-se dizer que é o valor intermediário de todos os valores. O cálculo da média pode ser feito no Excel, caso seja necessário configurá-lo antes.
  • Nível de confiança: representa a porcentagem em relação às amostras, mais especificamente dos intervalos tomados anteriormente. Normalmente, os valores usados ​​para a confiança giram em torno de 90,95 ou 99%. Pode haver variações, em qualquer caso, esta condição é contemplada de forma padronizada.
  • Fator Alfa: Também é conhecido como nível de significância e geralmente é representado pelo símbolo α (Alfa). Refere-se ao teste de uma hipótese estabelecida e é necessário definir o intervalo de confiança.

tabela microsoft excel

Use a função INTERVAL.TRUST.NORM no excel

  • Para usar a função no Excel, basta digitar o símbolo “=” e prossiga para escrever “INTERVALO.CONFIANZA.NORM”.
  • A primeira coisa que devemos incluir na função é o Argumento alfa, Para fazer isso, simplesmente selecione o referido argumento em sua tabela. Imediatamente depois você deve selecionar o desvio padrão, então o tamanho total da amostra irá.
  • Com os valores acima, você pode determinar o intervalo de confiança da porcentagem especificada usando o Excel. É claramente uma daquelas funções de uso específico, mas se você achar necessário analisar os valores de confiança de uma amostra populacional, pode ser útil.

Por sua vez, é sempre recomendável criar uma tabela dinâmica com faixa dinâmica no Excel, pois desta forma podem ser devidamente organizadas grande quantidade de dados. A verdade é que as tabelas estatísticas costumam ser complexas e vale a pena optar por uma organização aprimorada.