Skip to content

Como usar a ferramenta Gradient no Photoshop? – Passo a passo (exemplo)

23 de abril de 2021

Photoshop é uma das plataformas ou programas de design mais populares do mundoOu então, essa fama se deve a cada uma de suas funções e ferramentas, que permitem até mesmo censurar e pixelar partes de uma foto. O tutorial de hoje é para esses recursos, para que você possa aprender a usar a ferramenta gradiente no Photoshop.

E, uma das partes mais importantes de um design é o adicione os tons necessários para fazer com que se destaque, o que é feito de forma mais eficaz se um tom gradiente com personalidade for aplicado.

Ressalta-se que antes de continuar você deve baixar a versão oficial do Photoshop, para que tenha todas as opções que estão nomeadas (pode ser que nas versões antigas o processo não seja exato ao apresentado aqui).

Como usar a ferramenta Gradientes no Photoshop?

Agora, para que você possa aprender rapidamente como usar a ferramenta gradiente no Photoshop, a primeira coisa que você deve fazer é selecione ou sombreie a área à qual deseja aplicar os tonsSe a área não estiver selecionada, o gradiente levará toda a camada para onde você estiver.

Após já ter selecionado sua área, escolha a ferramenta que se chama “Gradiente”, na barra de ferramentas à esquerda, caso não seja visível a olho nu, mantenha a ferramenta de “Lata de tinta”, isso fará com que você obtenha um menu degradado.

Depois de escolhida, uma barra de controle aparecerá acima da tela, onde você deve escolher o tipo de gradiente que deseja colocar, se um predefinido ou criado por você.

Para escolher as que estão prontas, basta clicar no pequeno triângulo que está próximo à caixa de cores e dentro do seu menu. escolha um gradiente, e para usar um novo, você deve clicar na amostra e aí criar sua própria combinação de cores.

Com tudo isso pronto, é hora de escolher como você quer que seu gradiente fique, ou seja, como quer que seja feita a aplicação. As opções que você deve escolher são: gradiente linear, radial, angular, refletido e diamante.

Cada um deles aplica o grau dependendo dos pontos inicial e final que você escolher, por exemplo, as sombras lineares de um lado a outro em uma linha reta.

Etapas finais para aplicar seu gradiente!

Agora que você leu tudo acima, está mais perto de aprender como usar a ferramenta gradiente no Photoshop, então, para continuar, você verá quais edições você pode aplicar ao gradiente e como definir seus pontos inicial e final.

As outras edições que você pode fazer estão na mesma barra de controle acima, e com elas você pode especificar um modo de mesclagem e opacidade, além disso você também pode inverter o gradiente.

photoshop e ligthroom

Por sua vez, você também pode criar uma mistura mais suave com o botão “Pontilhamento” ou criar uma máscara de transparência com a opção “Transparência”. O que você deseja fazer com todas essas opções depende de você e de sua criatividade.

Independentemente do que você fizer, quando terminar, você pode finalmente colocar o mouse sobre a área que escolheu e marque um ponto inicial e um ponto final, para isso basta arrastar o mouse, ao colocá-los o gradiente aparecerá automaticamente.

E voila, com tudo que você lê, você deve saber como usar o Ferramenta Gradientes no PhotoshopDescubra conosco o que mais você pode fazer com este programa, por exemplo, como aprender a usar a barra de ferramentas do Photoshop, para que você possa se tornar um profissional em pouco tempo.