Skip to content

Como criar uma planilha LIFO no Excel para calcular o custo do estoque

11 de maio de 2021

Se você já se perguntou como criar uma planilha Cálculo LIFO em Excel Para calcular o custo do estoque? Aqui vamos explicar os conceitos básicos do que é um cálculo LIFO e como você pode fazer isso através do Excel, de forma rápida e sem muita dificuldade.

Faremos o processo por meio de Ferramentas do Excel, e assim que o procedimento for concluído e tivermos os resultados, podemos transformá-lo em Planilhas Google para depois compartilhá-lo com a nuvem ou com nossos parceiros.

O que é uma planilha UEPS para calcular o custo do estoque?

O método LIFO, que expressamos por meio de uma planilha para calcular os custos de estoque, é um dos métodos usados ​​nas políticas de armazém e controle de estoque.

Que pela sigla em inglês indica que os últimos produtos que entraram no armazém são os primeiros a serem vendidos, em inglês seria ultimo a entrar primeiro a sair. Com isso podemos fazer avaliações do nosso estoque em curtos períodos de tempo e saber quanto pagamos e se em algum caso realizamos vendas, quanto ganhamos.

Isso porque em um mês de trabalho podem ser feitos vários pedidos, e cada um pode ter um custo de lote diferente, dando assim um custo de um valor que varia de acordo com o lote que chega. O cálculo LIFO é o inverso do FIFO e é normalmente aplicado em empresas ou locais que comercializam produtos não perecíveis.

Em caso de fornecimento produtos que são difíceis de armazenar ou que expiram rapidamente, este método não é recomendado, portanto é importante que você leve em consideração quais produtos você está vendendo para rastrear seu estoque, antes de decidir por um método ou outro.

Estrutura para criar uma planilha LIFO no Excel

A estrutura pode variar dependendo das necessidades que temos. Porém aqui vamos explicar um simples, que pode ser ampliado sem problemas, por um lado está o dos produtos adquiridos, esta caixa deve mostrar o número total de unidades adquiridas, quanto cada embalagem traz, a data de compra, o custo de cada embalagem, e uma caixa para o total.

Assim que tivermos isso, procederemos para LIFO box, que consiste em 4 colunas que devemos preencher em função das vendas realizadas, as primeiras colunas trazem o total das unidades vendidas, depois a soma do custo atribuído a elas, isso é fácil de fazer e você só precisa ter os dados atualizados.

Depois disso teremos que colocar uma caixa que diz o resto dos produtos no armazém, para saber quantos ainda não foram vendidos, com este último podemos realizar a avaliação de quanto vale o warehouse com os produtos restantes.

Etapas para criar uma planilha LIFO no Excel

Para encontrar os dados a serem inseridos no Método LIFO, primeiro teremos que fazer uma tabela com todos os produtos adquiridos, teremos que agrupá-los por pacotes, normalmente quando os produtos forem comprados será feito por meio de embalagens que trazem 20 produtos ou similares, vamos agrupá-los assim , cada linha terá uma embalagem, colocaremos a data da compra, a quantidade de produtos, o custo total da embalagem.

planilha lifo para custo de estoque

Fazendo a soma de todos os produtos em uma linha, multiplicando pelo preço, teremos o custo total daquela embalagem ou caixa, faremos isso com cada uma das linhas subsequentes. Assim que tivermos esta caixa cheia, teremos que prosseguir para realizar a caixa LIFO. Em que teremos que colocar o total das unidades vendidas primeiro.

Isso é retirado com a soma de tudo vendido no período de tempo decorrido para este método, sabendo-se que os últimos a entrar serão os primeiros a serem vendidos, tomando o seu valor para definir o preço. Em seguida, na caixa do preço das mercadorias vendidas, será colocada a soma de tudo o que foi vendido ao preço do primeiro pacote.

Assim que tivermos isso, iremos para a mesa restante, na qual colocaremos as mercadorias que ainda precisam ser vendidas ao preço unitário e finalmente teremos que calcular o valor do estoque, que é retirado com produtos que ainda não foram vendidos.