Skip to content

Qual é a relação entre a ‘taxa de juros’ e a inflação ‘? – Conheça aqui

17 de abril de 2021

Tanto a taxa de juros da aplicação ou do endividamento quanto a inflação geram impacto no nível monetário. Por este motivo, recomendamos que você leia este artigo com o qual você aprenderá Qual é a relação entre a ‘taxa de juros’ e a inflação ‘? – conheça ele aqui

O impacto da taxa de juros e da inflação

Quando a taxa de juros sobe, ela busca reduzir a inflação e também é possível que promova o crescimento econômico. Uma alta taxa de juros reflete uma economia robusta, levando ao aumento da demanda por moeda local e investimentos.

Por sua vez, a inflação mede a rapidez com que o preço dos bens e serviços aumenta durante um período de tempo. Se a taxa de inflação aumenta, isso afeta negativamente o poder de compra, a moeda e a economia de um país. Se o taxa de inflação, os preços dos bens e serviços aumentam a um ritmo mais lento.

Qual é a relação entre a ‘taxa de juros’ e a inflação ‘? – conheça ele aqui

Para estabelecer as relações que existem entre taxa de juros e inflação, é necessário saber em que consiste cada um desses termos e seus atributos para estabelecer os links entre esses dois elementos da economia.

Qual é a taxa de juros?

O taxa de juros É o preço pago pelo empréstimo de dinheiro de entidades como a agência de crédito ou o preço recebido pelo investimento em capital durante um determinado período de tempo. O valor a ser pago ou recebido depende de certos fatores, como o valor do capital investido ou emprestado, a taxa de juros e a duração do empréstimo.

O que é inflação?

A inflação é o aumento dos preços de bens e serviços em um país em um determinado período de tempo. Se a inflação aumentar, menos bens e serviços serão adquiridos, uma vez que este termo reflete o poder de compra da população.

Para medir a taxa de inflação, são utilizados índices que representam o aumento em percentual da cesta de bens.

Relação entre taxa de juros e inflação

A relação entre a taxa de juros e a inflação se estabelece justamente no momento em que ocorre um aumento contínuo e generalizado dos preços dos bens e serviços. Diante desse fenômeno, o banco central de qualquer país opta por aumentar as taxas de juros referência para empréstimos pessoais ou empréstimos online, hipotecas e créditos. O objetivo dessa ação é desacelerar o aumento da inflação.

euros físicos

Como funcionam a taxa de juros e a inflação

A taxa de juros é um valor monetário que se refere a uma porcentagem para solicitar um empréstimo de uma entidade, como o círculo de crédito ou ao fazer um depósito. Se você solicitar um empréstimo, a taxa de juros é o valor que você deve pagar e se você fizer um depósito, a taxa de juros é o valor que você recebe ao colocar um valor em dinheiro à disposição de outra entidade.

A inflação é um fenômeno importante para estudar múltiplos fatores que definem o estado da economia em qualquer país. Muitas vezes, ocorre um círculo vicioso quando a população exige um aumento salarial que leva a preços mais elevados de bens e serviços, o que dificulta a compensação dos efeitos negativos da inflação.

O resultado da vinculação da taxa de juros e da taxa de inflação

A consequência de vincular a taxa de juros à inflação e aumentar a taxa de juros é o aumento do desempenho dos bancos e a redução das despesas da população, reduzindo assim o efeito da inflação.

Com essa ação, é possível que a empresa economize sua receita mensal embora possa gerar um Desaceleração econômica devido à estagnação e por causa do desemprego.