Skip to content

Qual é a Estrutura e Características Organizacionais de uma Empresa Multinacional?

28 de abril de 2021

Quando falamos sobre as estruturas organizacionais de uma empresa multinacional imaginamos elementos que trabalhando juntos ajudam a operacionalidade da mesma. E é que uma estrutura empresarial implica características únicas que permitem o sucesso esperado, sendo também um fator fundamental para ter um conceito mais amplo. É por isso que neste artigo iremos explicar qual é a estrutura e as características organizacionais de uma empresa multinacional? Então vamos fazer isso.

O que é uma empresa multinacional?

Uma empresa multinacional é uma referência que possui ações, serviços ou filiais em outros países, oferecendo produtos em mais de um mercado internacional. Também pode se referir às empresas que estão em um único ponto, mas exportam seus itens e conduzem seus negócios comercialmente a partir de sua sede.

A seguir, queremos mostrar como as empresas multinacionais estão estruturadas e, a seguir, quais são suas principais características que definem uma empresa multinacional no mundo inteiro.

Estrutura de uma empresa multinacional

Normalmente empresas multinacionais eles enfrentam duas variantes opostas no esboço da estrutura da sua organização. Estas variantes são a necessidade de delimitação que lhe permita ser qualificada e competitiva nos mercados locais e também a necessidade de inclusão nesse mercado.

Deve-se notar que as estruturas assumidas devem encontrar um equilíbrio entre as necessidades mencionadas no primeiro parágrafo deste subtópico. E algo que não deva sair da visão comercial e manter a linha ou plano estratégico para que haja possibilidade de sucesso.

Formato suplementar

Ser dono de uma filial no exterior é um dos modelos estruturais mais essenciais e básicos de uma empresa multinacional. As empresas subsidiárias são unidades independentes com as suas operações, funções, finanças, recursos humanos, todos os quais funcionam e funcionam de forma autónoma.

No entanto, há uma desvantagem neste tipo de estrutura, e é o desconcentração de decisões estratégicas Isso evita uma abordagem única. Este é um problema para as filiais em outras partes do mundo devido à competição global no mercado.

Partição de Produto

No esquema estrutural, a divisão de produtos da empresa multinacional evolui na base de produtos que tem em seu catálogo. Cada item tem sua própria equipe, esta divisão é responsável pela produção, marketing, recursos financeiros e estabelecimento de estratégias globais de produtos internacionalmente.

Esquema Funcional

Tarefas como operações, mercado, finanças e recursos humanos definir e identificar a estrutura da empresa multinacionall, sendo este um modelo diferente. Especificamente, toda a força de trabalho da produção internacional trabalha de acordo com os critérios estabelecidos pelo escritório de produção.

A utilização deste modelo de negócio tem uma vantagem que é o conhecimento especializado dentro dos escritórios e processos padronizados ao nível macro.

Esquema de Matriz

Esta estrutura é descrita por links de relatórios duplos em que os recursos humanos se reportam ao gerente operacional e ao gerente da divisão. As propostas de trabalho estão associadas a equipes multifuncionais de várias facetas, como finanças, operações e comerciais.

Aqueles que compõem essas equipes devem notificar o gerente de projetos, bem como seus gerentes imediatos em finanças, operações e questões comerciais.

Sistema internacional

O desenvolvimento do esquema matricial possibilitou o alcance de um sistema internacional, priorizando a comunicação horizontal no processo comercial. As informações tratadas são coletivas e é formada centralmente usando os avanços da tecnologia da informação. Este esquema visa definir bancos de conhecimento e redes globais de informação e gerar capacidades de resposta local.

Características de uma empresa multinacional

Resumidamente mostramos 10 características principais que uma empresa multinacional possui, fatores fundamentais em qualquer empresa do mundo.

características de uma empresa multinacional

  1. História global.
  2. Descentralização financeira.
  3. Novo mercado.
  4. Cooperação comercial internacional.
  5. Crescimento da linha de produtos.
  6. Movimento de capital macro.
  7. Sourcing global completo.
  8. Baseie-se em um regime globalizado.
  9. Defina os regulamentos de um país.
  10. Tenha uma linguagem comum para poder se expandir.

Estas são as características de uma empresa multinacional e, como você pode ver, preenchem um fator importante, o geração de oportunidades de trabalho.