Skip to content

Qual é a diferença entre um contador, um contador e um contador público certificado (CPA)? (Exemplo)

16 de abril de 2021

Além da área tecnológica que uma empresa dá a conhecer através de ferramentas como a criação de uma conta Google Business, a contabilidade é outra área muito valorizada porque está diretamente ligada ao desempenho ideal de qualquer organização. Recomendamos que você leia este artigo com o qual aprenderá Qual é a diferença entre um contador, um contador e um Contador Público Certificado (CPA)?

“Contabilidade pública” não é sinônimo de “ano contábil”

Erroneamente, muitas pessoas pensam que a contabilidade pública é semelhante ao exercício contábil e por isso, o obrigações dessas posições. Esta é uma consequência da relação existente entre eles que não os torna semelhantes, sendo necessário conhecer as diferenças entre contador, contador e contador público certificado (CPA).

A origem da confusão

A origem da confusão entre os termos contador, contador e contador público certificado (CPA) é apresentada pelo estabelecimento de funções semelhantes entre essas posições na área de contabilidade. Da mesma forma, é comum que surjam mal-entendidos se não se conhece o grau de responsabilidade que cada cargo acarreta, bem como a autoridade conferida a cada profissional que exerce suas funções.

Qual é a diferença entre um contador, um contador e um contador público certificado (CPA)?

Para saber as diferenças entre um contador, um contador e um Contador Público Certificado (CPA), é importante que você saiba em que consiste cada uma dessas posições, a fim de estabelecer o atributos que geram diversidade entre eles. Explicaremos esses aspectos em detalhes a seguir.

Diferença entre um contador, um contador e um contador público certificado (CPA)

Embora o contador, um contador e um Contador Público Certificado (CPA) atuem na área de contabilidade, a diferença dessas posições está na preparação acadêmica que cada um recebe.

Embora seja verdade que o contador não exige um diploma universitário, o contador deve ser profissional enquanto o CPA, além do título, precisa passar por um programa especial de contadores públicos certificados e renovar essa certificação a cada dois anos.

O contador

O contador é um técnico que pode trabalhar por conta própria em pequenas empresas, embora também possa se dedicar à realização do seu trabalho em uma empresa de forma permanente. Seu trabalho é manter o recordes financeiros de dinheiro entrando e saindo. Essas pessoas geralmente não concluíram seus estudos universitários e podem ter concluído cursos ou diplomas.

O contador

O contador é um profissional que se formou em contabilidade. Essas pessoas podem trabalhar para indivíduos e podem oferecem sua profissão em cargos como controladores, contadores financeiros ou auditores assistentes de um contador público certificado.

contador público

A função do contador é preencher os livros contábeis manualmente, por meio de planilhas e aplicativos especiais, desenvolver o relatórios financeiros, analise pagamentos de folha de pagamento, contas e participe de reuniões na área de finanças e cobrança pessoalmente ou por meio de ferramentas como o Google Meet.

Contador público certificado (CPA)

Um Contador Público Certificado ou “Contador Público Certificado” (CPA) é um profissional aprovado em um exame de contador público. Além disso, eles devem conhecer todas as leis governamentais e renovar certificação A cada dois anos.

Esses profissionais podem realizar um auditoria fiscal e financeira, bem como manter livros de balanço e oferecer serviços a sociedades e organizações sem fins lucrativos.

Onde um contador, contador e CPA trabalham?

Geralmente, o CPA faz parte de órgãos altamente reconhecidos. Por sua vez, o contador pode trabalhar para pequenas, médias ou grandes empresas, bem como oferecer suas funções a pessoas físicas. O contador pode trabalhar para um contador público como seu assistente ou trabalhar em uma empresa como assistente realizando pequenas funções de contabilidade.

Atualmente, todas essas posições têm em comum o uso de ferramentas tecnológicas. Portanto, independentemente do local de trabalho, é necessário que eles determinem qual a melhor ferramenta de automação de escritório para o desenvolvimento de várias tarefas.