Skip to content

Qual é a diferença entre juros acumulados e juros de renda?

28 de abril de 2021

Quando se fala em negócios e pequenas ou médias empresas, são utilizados termos que claramente devem ser administrados, principalmente quando somos empresários. A área comercial é muito extensa, então hoje vamos falar um pouco dela, qual é a diferença nos juros acumulados e juros de receita.

Mas primeiro queremos explicar os conceitos de cada um desses termos e, assim, ter um amplo conhecimento deles.

O que são juros acumulados?

Interesse recebido é igual ao valor monetário acumulado do resultado de uma aplicação financeira ou déficit de um período de tempo decorrido. Os juros acumulados podem ser cobrados como um passivo ou como um ativo, pois quando caem para uma obrigação a pagar, passam a ser um passivo. E aqueles que são considerados ativos são aqueles que vêm dos interesses de um produto do retorno de um investimento.

Um fator chave e importante nos juros acumulados é que estes eles servem para organizar em qualquer data, o montante adicional. Por exemplo, um cliente recebe um empréstimo bancário de $ 5.000 com uma taxa de juros de 10% para quitá-lo em um ano. No final do ano, o cliente paga $ 5.500, o que significa que ele paga 5.000 do empréstimo mais 500 de juros acumulados.

Os $ 500 representam uma despesa para o cliente, mas para a instituição bancária representa uma receita gerada, ou seja, os $ 500 são juros acumulados.

Para que são os juros acumulados?

Está facilita a função de contabilidade estimado em uma projeção de receita futura de juros, fornecendo informações sobre os prazos de pagamento.

O que são juros sobre receita?

Juros sobre a receita é o que são creditados no momento da liquidação, independentemente de se tratar do valor a que se refere. Ou seja, correspondem a vendas a crédito, títulos ou juros por ações comerciais ou financeiras.

Esses são refletidos na contabilidade na data em que pagam os juros, independentemente de o crédito total ou título ser pago ao mesmo tempo. Por exemplo, se uma empresa tiver 10 ações, os dividendos retirados delas devem ser lançados como juros sobre o lucro. Sem levar em conta se o capital aportado nas referidas ações ou imóveis continua em bolsa de valores, representado nas referidas ações.

Para que servem os juros de renda?

Esta ferramenta de contabilidade é útil ao fazer saldos e apresentar relatórios contábeis, permitindo que você ancore a receita às suas fontes originais. Também serve para aplicar justiça às receitas e emitir relatórios de fontes, sem a necessidade de manobras contábeis.

Já vimos em que consistem a receita e os juros acumulados, agora explicaremos a diferença entre as duas na próxima seção.

Diferenças entre juros sobre receita e acumulados

Muitas pessoas se confundem entre juros vencidos e juros de renda, isso se deve à sua semelhança, mas é sutilmente diferente. É essencial lidar com esses termos corretamente, uma vez que eles são ferramentas contábeis e fiscais, para não enfrentar um crime tributário.

A política tributária são os movimentos que um governo executa para controlar as taxas de juros, a oferta de moeda e empregos na economia em geral.

Diferenças entre os juros sobre o rendimento e os juros acumulados.

  1. Os juros vencidos são de referência às entradas ou saídas indiferentemente.
  2. Juros sobre receita eles são apenas entrada e não saída.
  3. Para aplicar uma estimativa financeira, são considerados os juros acumulados.
  4. Os juros sobre receitas são usados ​​principalmente para fazer contribuições financeiras.
  5. O ganho de renda marcar os pontos de corte dos juros recebidos quando estão incluídos créditos, empréstimos ou títulos com prazo de entrega.
  6. Os juros contabilizados são tidos em conta em valor absoluto e são incluídos na projeção contábil no momento da entrada no sistema, seja justificado ou não no momento.

renda no mercado de ações

Como você poderia analisar essas são as diferenças que existem entre juros acumulados e juros de receita, desta forma não haverá confusão entre os dois.

Esperamos que este artigo ajude você a entender e esclarecer dúvidas sobre os termos que são tratados na contabilidade financeira, e que você também esteja mais bem preparado financeiramente.