Skip to content

O que perguntar ao comprar um apartamento ou casa pela primeira vez? (Exemplo)

17 de maio de 2021

Se você deseja alugar uma casa ou apartamento, ou melhor, se deseja adquirir um desses imóveis, saiba que precisa fazer muitas perguntas. Essas perguntas devem ser feitas a fim de adquirir uma casa que se adapte aos seus gostos, orçamento e necessidades gerais. Se você não sabe que perguntas deve fazer, fique conosco e vamos ver juntos O que perguntar ao comprar um apartamento ou casa pela primeira vez?

O que perguntar ao comprar um apartamento pela primeira vez?

Sobre sua localização e arredores

  • Em que bairro o imóvel está localizado?: Essa questão é importante, porque morar em um apartamento ou casa confortável e bonito é bom, mas também não é em um bairro inseguro, pode não servir para você. Você pode visitar a área onde está localizada e perguntar aos vizinhos o quão silencioso é o lugar, caminhar e dirigir por lá e também ver como estão seus vizinhos.
  • Ter serviços públicos disponíveis no local?: Apesar de a maioria dos imóveis ou propriedades virem com serviços básicos como luz, gás, ter internet grátis e água, vale a pena perguntar ao vendedor se aquele apartamento ou casa que você gosta já tem serviços básicos ou você tem que fazer um adicional processo para obtê-los.
  • Além disso, você também pode tirar proveito e perguntar sobre hospitais, corpo de bombeiros, escolas, estações de metrô e outros serviços públicos de que possa precisar.
  • Existem serviços privados nas proximidades?: Você também deve perguntar sobre a disponibilidade na área de serviços privados como cinemas, hospitais privados, supermercados, bancos, escolas privadas, farmácias, etc.

Perguntas gerais sobre o edifício

  • Você tem espaços comuns?: A grande maioria dos edifícios ou bairros possui espaços comuns como salões de festas, terraços, jardins, parques e similares que devem ser partilhados por todos os seus residentes. Pergunte se o prédio onde pretende comprar o imóvel tem estes espaços e pergunte de uma vez as regras e dinâmicas de utilização destes espaços e se tem que trabalhar em equipa com os vizinhos para os manter.
  • Quantos anos tem o prédio?: É importante porque se o prédio for muito antigo, a infraestrutura corre o risco de se deteriorar com a sua chegada (se o prédio não estiver mais deteriorado) e você tem que gastar muito dinheiro para consertar o apartamento, o que pode ser muito estressante .
  • Portanto, certifique-se de verificar se o edifício passou no ITE e no IEE, que são controles que revisam o estado de um edifício com mais de 45 anos, onde são analisados ​​o estado de vários aspectos dos referidos imóveis.
  • ¿Qual é o sistema de segurança?– A segurança é muito importante, então não ignore ou subestime este aspecto e pergunte sobre onde estão as saídas de emergência, alarmes de incêndio, rotas de evacuação, locais de encontro em caso de emergência, etc.

Perguntas gerais sobre a propriedade, aspectos administrativos e jurídicos

  • Como os quartos são distribuídos?: Essa é uma questão extremamente importante para saber se o local vai se adaptar ao que você precisa, então pergunte sobre a distribuição dos cômodos como sala, lavanderia, sala de jantar, cozinha, quartos, entre outros.
  • Quais são as dimensões da propriedade?: é importante que você pergunte ao vendedor sobre os contadores construídos no apartamento ou casa, mas também sobre os contadores úteis dos mesmos. Esses medidores úteis nada mais são do que os metros da propriedade que você pode pisar com os pés, o que exclui locais como dutos de ventilação e similares.

família crianças pequenas compram mudança de casa

  • Existem regras dentro do prédio ou bairro?: Se você quiser evitar problemas com os outros inquilinos do prédio ou com os vizinhos próximos da casa, é melhor perguntar se há um regulamento que você deve seguir e, se for para ser feito, certifique-se de obter uma cópia dele e verifique as regras para ver se eles parecem justo para você se mudar para lá e viver em silêncio.
  • Como está o estado do encanamento e da eletricidade?: É vital que você pergunte sobre o estado desses serviços na propriedade, caso contrário, isso pode significar um gasto futuro com técnicos e reparos.