Skip to content

Qual é a diferença entre despesas, custos e desembolsos? – Quadro comparativo

19 de abril de 2021

A seguir, faremos um breve comentário sobre você qual a diferença entre despesas, custos e desembolsos – quadro comparativo para que você aprenda a diferenciar esses termos da economia empresarial.

Em suma, conhecer aspectos como receitas e despesas na contabilidade financeira ou custos e desembolsos é algo básico que todo empresário deve dominar.

Qual é a diferença entre despesas, custos e despesas? – Quadro comparativo

Os termos desembolso, despesas e custos muitas vezes são confundidos, mas são três coisas diferentes. A seguir, explicaremos de forma resumida do que se trata cada um desses termos comuns para empresas.

Desembolso

Desembolsos referem-se a dinheiro gasto para qualquer finalidade em uma empresa. Em termos gerais desembolsos são despesas e custos. Em conclusão, qualquer dinheiro destinado a um propósito em um negócio será considerado uma despesa e é dividido entre despesas e custos.

Custos

Os custos são todo dinheiro gasto na produção, ou seja, dinheiro gasto com a finalidade de desenvolver o produto / produtos o que a empresa faz. Em qualquer caso, é muito importante ter certas considerações para entender completamente o que são os custos.

Os custos incluem apenas o dinheiro reservado para produção diretamente. Ou seja, aqui são considerados aspectos como a matéria-prima necessária para a confecção dos produtos, da mesma forma, o transporte também é levado em consideração, assim como outros fatores.

Tipos de custo

  • Custos fixos: Aqui encontramos as despesas recorrentes, como a compra de matérias-primas ou o pagamento de aluguéis de imóveis.
  • Custos variáveis: refere-se a variações na produção, por exemplo, a compra de nova matéria-prima ou variações nos preços da matéria-prima adquirida. É neste tipo de desembolso que se analisa porque aumentam os custos das matérias-primas e da produção.

Despesas

Por outro lado, embora as despesas também estejam relacionadas ao dinheiro destinado à produção, sua posição é menos direta, principalmente focado em questões administrativas. As despesas também incluem dinheiro relacionado à produção, por exemplo, os salários são levados em consideração nesta seção.

Em qualquer caso, o dinheiro destinado ao pagamento dos serviços da empresa também é considerado como despesa. Além disso, todo esse dinheiro que for dedicado ao correto desenvolvimento da empresa será considerado uma despesa.

Tipos de despesas

  • Despesas fixas: As despesas fixas estão diretamente relacionadas com o dinheiro necessário ao desenvolvimento da empresa. Aqui encontraremos os serviços (serviço elétrico, água, etc.), aspectos como limpeza e manutenção de instalações também são considerados.
  • Despesas variáveis: Despesas variáveis ​​são aquelas imprevisíveis que podem ocorrer. Por exemplo, a manutenção de um defeito em uma máquina pode ser considerada uma despesa variável.

despesas desembolsos custos diferenças

Todos os itens acima são aspectos importantes para a gestão e contabilidade do caixa no controle interno, mas se você ainda tiver dúvidas, é melhor que você conheça as diferenças entre custo e despesa.

Diferença entre custo e despesa

Muitas vezes há muita confusão entre despesas e custos, mas há pequenas diferenças com o qual é mais fácil discernir entre cada um.

  • Os custos ao intervir diretamente nas despesas de produção, passam a ser esse dinheiro investido diretamente na ganhar renda. Por outro lado, as despesas são todos os desembolsos relativos à empresa, mas que não incluem receitas diretas.
  • Outra grande diferença na contabilidade entre despesas e custos é que enquanto os custos são considerados ativos da empresa, as despesas são apenas isso, despesas.
  • O dinheiro destinado às despesas tem finalidades diretamente relacionadas com a administração da empresa. Enquanto isso, os custos referem-se ao dinheiro gasto na produção.
  • Como um aspecto unitário desses fatores, é justo salientar que tanto despesas quanto custos são desembolsos.

Obviamente, todos os itens acima estão voltados para o mundo dos negócios, certamente com esses aspectos econômicos podemos aprender muito para o dia a dia. Na verdade, usar alguns dos melhores aplicativos para rastrear despesas pessoais e outras opções da vida cotidiana o ajudará a entender melhor as necessidades do seu negócio.