Skip to content

Qual é a desvantagem da rotatividade de pessoal e suas consequências negativas?

21 de abril de 2021

Alguns estudos afirmam que até 45% do pessoal de uma empresa fará rodízio em menos de seis meses. Essa taxa de rotatividade de pessoal pode ter várias causas, mas você sabe o que Desvantagem da rotatividade de pessoal e suas consequências negativas? Neste artigo, vamos falar sobre isso.

Por que um funcionário deixa seu emprego?

Antes de discutir as desvantagens da rotatividade de pessoal, vamos explorar o razões pelas quais um funcionário decide se demitir para o trabalho que você faz em uma empresa. Lembremos que o capital humano é o recurso mais importante de uma empresa. Portanto, é do seu interesse manter seus funcionários.

Em primeiro lugar, o falta de conciliação entre o trabalho e a vida familiar é um fator importante que leva muitos funcionários a abandonarem o cargo. Isso geralmente acontece quando o horário de trabalho é muito inflexível ou requer que você faça horas extras em casa com um aplicativo para ser mais produtivo.

Por outro lado, um ambiente de trabalho ruim Sempre fará com que os funcionários não queiram permanecer em seus cargos. Isso pode ocorrer quando não há uma boa comunicação entre os funcionários e / ou com seus superiores e quando seus méritos não são reconhecidos.

Não menos importante, sempre existe a possibilidade de o trabalhador sentir que seu salário não é adequado para sua dedicação. Tudo isso pode fazer o funcionário se sente insatisfeito e que comece a consultar páginas para procurar empregos na internet ou diretamente para enviar seu currículo para algumas empresas.

No entanto, devemos lembrar que a rotatividade de pessoal depende não apenas do que o funcionário deseja, mas também do gestão de pessoal da empresa. Portanto, a rotatividade de pessoal será o resultado da combinação desses fatores internos e externos à empresa, mas específicos do empregado.

Desvantagens e consequências negativas da rotatividade de pessoal em uma empresa

Quando a rotatividade de pessoal é muito alta, pode ser um sinal de instabilidade dentro da empresa. Esta terá um efeito negativo no crescimento do mesmo no longo prazo, embora no curto prazo possa parecer o caminho menos caro. Abaixo listamos as principais desvantagens que isso acarreta.

  • Aumente os custos de mão de obra, devido aos processos de busca, seleção e, principalmente, treinamento de novos colaboradores. Isso exige tempo e esforço que, a longo prazo, gera uma despesa maior do que manter um grupo constante de funcionários.
  • Pode afetar a imagem que a empresa projeta no mercado, já que a rotatividade frequente de seu quadro de funcionários pode até ser considerada uma falta de respeito para com os funcionários.
  • Dificuldade para desenvolver projetos com sucesso, porque é difícil trabalhar em equipe se seus membros estão sendo substituídos constantemente.
  • Se um funcionário sabe que em alguns meses não estará mais trabalhando na empresa, é muito provável não coloque todo o seu esforço no trabalho que você faz ou se sente comprometido, porque não tem motivação para isso. É aqui que se torna importante aplicar teorias de liderança participativa que ajudam a manter os funcionários motivados.

consequências negativas da rotação de pessoal

  • Alguns clientes podem continuar exigindo os serviços da empresa porque têm certa confiança em um determinado funcionário. Esse tipo de relacionamento é impossível de estabelecer se a equipe é alternada com muita frequência.

É de extrema importância sempre considerar também a sensação de bem-estar do funcionário; Nós vamos um funcionário que está infeliz será menos produtivo em seu trabalho. Além disso, a rotação constante de pessoal não é a solução mágica para os problemas da empresa. Pelo contrário, pode agravá-los consideravelmente.

Quando é vantajoso alternar o pessoal?

Alguns estudos mostram que cada vez mais empresas inovadoras e de alto crescimento alternam seus funcionários a cada poucos anos. Eles fazem isso por treine seus funcionários em diferentes áreas, fazendo com que adquiram novas competências e, assim, desenvolvam seus recursos humanos em um ambiente positivo.

Esperamos que esta postagem sobre as desvantagens da rotatividade de pessoal e suas consequências negativas tenha sido útil para você. E lembre-se, o capital humano é o recurso mais valioso de uma empresa.