Skip to content

Qual a importância de seguir a Cadeia de Comando Organizacional na Empresa?

25 de abril de 2021

Um fator importante em termos de estrutura organizacional é o acompanhamento da cadeia de comando, pois ela traz muitos benefícios para a empresa e seus demais colaboradores. Se você quiser saber mais sobre a relevância de seguir a cadeia de comando, continue lendo o tópico Qual a importância de seguir a cadeia de comando organizacional da empresa?

Qual é a cadeia de comando na estrutura organizacional das empresas?

A cadeia de comando, que não deve ser confundida com unidade de comando e unidade de direção porque têm diferenças, refere-se aos diferentes tipos de níveis de comando que podem ocorrer dentro de uma organização. A cadeia de comando, começa a partir do classificação / nível mais alto, que seria o diretor executivo ou CEO, ou também o dono da empresa e culmina com a linha de trabalhadores regulares da empresa.

A cadeia de comando como parte da estrutura organizacional de uma empresa, estabelecer comunicação no qual as instruções fluem constantemente para baixo e o relatório para cima, sendo possível colocar um supervisor para cada nível ou departamento onde haja trabalhadores.

Diante disso, é possível compreender que, em síntese, uma cadeia de comando nada mais é do que aquela hierarquia existente nas empresas, a fim de estabelecer relações de reporte, do nível mais alto ao mais baixo, no quem deve obedecer ou responder a quem.

Objetivos da cadeia de comando

  • Melhore a tomada de decisão e otimize o tempo: quando existe uma cadeia de comando bem estabelecida, a informação que se processa pode diminuir consideravelmente, pelo que só se processa informação realmente relevante. Quando isso acontece, o que permite é tomar melhores decisões baseado em importantes planejamentos estratégicos que beneficiam a organização e, claro, o tempo é melhor aproveitado.
  • Elimine o excesso de informação: a cadeia de comando, evita o incômodo problema de que o CEO da empresa analisa centenas de remessas de cada um dos funcionários. Utilizando a cadeia de comando de forma adequada é possível que ao invés, cada setor da empresa, por exemplo, recursos humanos, envie um único relatório com informação relevante ao CEO, otimizando a transmissão de informações.
  • Melhorar significativamente a disseminação da informação: se várias pessoas informarem o CEO sobre o mesmo problema, pode acontecer que a informação seja deturpada ou existam várias versões do mesmo problema. Graças à cadeia de comando, isso é evitado, pois haverá apenas um encarregado de transmitir certas informações, salvando conflitos e problemas de percepção.

A importância de seguir a cadeia de comando organizacional da empresa

Existem muitos aspectos em que é muito importante seguir a cadeia de comando e todos eles estão no sucesso dos negócios da organização, então vamos ver:

Moral dos funcionários

Dada a importância da moral e da ética nos negócios e outros assuntos, quando os funcionários não seguem adequadamente a cadeia de comando, isso pode levar a afetar negativamente o moral dos gerentes e / ou supervisores e é aí quando a importância disso é destacada. Além disso, uma empresa que não possui uma cadeia de comando óbvia ficará dispersa e desordenada, criará o caos e, portanto, afetará o moral e a satisfação profissional dos funcionários.

conhecer a empresa, seguir a cadeia de comando, funcionários felizes

Quando isso acontece e o moral da empresa está muito baixo, consequências logo serão vistas, como menor produtividade e as consequências negativas da rotatividade de pessoal serão sentidas.

Eficiência e produtividade

Quando a cadeia de comando é seguida à risca, aumenta a eficiência em termos de relatar situações ou problemas, pois cada situação que precise ser relatada, será relatada a um supervisor competente.

Não diretamente para o topo da cadeia de comando, pois quem está nessa posição pode não ter a oportunidade de corrigir a situação ou ter o conhecimento para fazê-lo, dessa forma, os relatórios são mais eficazes e o tempo otimizado. Assim, com isso, cada funcionário designado para ser responsável por uma área na empresa.