Skip to content

Quais são os tipos de instrumentos e sistemas de gestão ambiental de uma empresa? – Exemplo

23 de abril de 2021

Os processos que muitas vezes compõem a economia de um país comprometer seu sistema de saneamento ambiental. É por isso que os governos ao longo do tempo estão promovendo políticas ambientais de preservação do meio ambiente.

Da mesma forma, muitas dessas políticas são direcionadas a empresas. Que deve fazer uso de instrumentos e sistemas de gestão ambiental para atingir esses objetivos.

Da mesma forma, empresas que desejam envolver ainda mais seus funcionários em suas políticas ambientais, criam programas de incentivo ao trabalho para aquelas pessoas que cumprem os objetivos do sistema de gestão ambiental. Aqui vamos explicar os tipos de instrumentos e sistemas de gestão ambiental de uma empresa.

Tipos de instrumentos de gestão ambiental de uma empresa

Um instrumento de gestão ambiental compreende um meio para atingir o cumprimento das leis ou políticas ambientais de uma empresa. Da mesma forma, existem vários tipos de instrumentos gestão ambiental:

Em primeiro lugar, temos aqueles instrumentos que compõem o sanções ou regulamentos para fazer cumprir as leis de saneamento ambiental. Baseia-se na regulação das ações diretamente de acordo com as leis.

Além disso, existem instrumentos administrativos e econômicos. Estes são baseados no concessão de licenças realizar atividades que envolvam algum risco ambiental. Da mesma forma, pretende-se também com estes instrumentos, orientar a economia para uma visão muito mais sustentável e renovável.

Por fim, e o instrumento mais importante, corresponde à educação ambiental. Bem, este meio é o principal acesso à gestão empresarial adequada. Já que suas bases são baseadas em princípios e não em leis.

Aplicar um sistema de gestão ambiental em uma empresa

O processo de aplicação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa faz parte do estudo e análise de impacto ambiental que tem os processos que compõem a empresa, isso pode ser feito por meio de um teste piloto. Desta forma, cada um de seus setores produtivos deve ser estudado, determinando seu impacto e fatores poluentes.

Uma vez identificados os fatores poluentes, é elaborado o sistema de gestão ambiental por meio do planejamento estratégico da empresa. Para fazer isso, trabalhamos com base em um programa que cumpre as políticas ambientais.

Dessa forma, busca-se a redução do impacto nos processos e posteriormente o plano é apresentado à diretriz para que seja executado e seguido até avaliar se os objetivos propostos são alcançados.

Por outro lado, se a empresa possui um sistema de gestão ambiental e não o aplica corretamente. Os executivos responsáveis ​​da empresa podem ser penalizados. Deste modo, dependendo da magnitude do crime ambiental, pode ser penalizado com vários anos de prisão.

mesa de trabalho com projeto

O que acontece se a empresa não possuir um sistema de gestão ambiental?

Embora não seja obrigatório para a empresa aplicar a gestão ambiental. O que é uma obrigação é cumprir regulamentos e leis proteção do meio ambiente emitida pelos órgãos competentes da área onde se encontra a referida empresa.

Portanto, se uma empresa não cumprir esses regulamentos ou leis, pode perder muito dinheiro em multas. Já que multas do setor ambiental são muito caras, já que a preservação do meio ambiente é considerada uma prioridade pela maioria dos governos do mundo. Porém, dependendo das políticas de saneamento ambiental de cada país, até mesmo a empresa pode ser fechada.

Da mesma forma, há casos em que as leis de preservação ambiental não bastam. Nesses casos, pode haver situações em que a empresa, por mais que cumpra essas leis, se encontre em uma situação em que pode provocar uma crise ambiental.

Quando isso ocorre, a empresa você é legalmente obrigado a pagar uma compensação para todas as pessoas que foram afetadas por essas consequências. Além disso, ele deve resolver o problema ambiental sob sua própria direção.

Por isso, cumprir o planejamento estratégico do sistema de gestão ambiental de uma empresa não é apenas preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Em vez disso, de um meio necessário para garantir que a empresa não sofre perdas futuras como nos casos mencionados acima. Que compreende uma parte essencial de uma gestão empresarial de sucesso.